Anfitrião da Copa do Mundo de Futsal, que tem início em 14 de setembro, o Uzbequistão será cabeça-de-chave do Grupo A do torneio, tal como dita a tradição. Quarto país asiático a receber a competição nos 35 anos que a Fifa a organiza, ele sucede a Copa de Hong Kong (1992), de Taipé Chinês (2004) e da Tailândia (2012).
Atualmente 11º colocado no ranking mundial de futsal, o país-sede está à frente de seus três adversários de grupo — Paraguai, Costa Rica e Holanda —, e surge como o favorito à classificação para a próxima fase do torneio.
Este será o terceiro Mundial do Uzbequistão, que não passou da primeira fase em sua estreia, no ano de 2016, e alcançou as oitavas em 2021, quando acabou eliminado pelo Irã. O treinador é o espanhol José Venancio López e os destaques do time são Choriev, Khamroev e Nishonov.
Uzbequistão
- Técnico: José Venancio López
- Ranking da Fifa: 11º
- Participações em Copas: 3
- Melhor desempenho: oitavas em 2021
Destaques: Choriev, Khamroev e Nishonov
Representante da Conmebol
O Paraguai é o representante sul-americano do Grupo A. O time se classificou depois de ficar em quarto lugar na Copa América, em fevereiro. O país já foi uma potência da modalidade quando a organização do Mundial pertencia à Fifusa (Federação Internacional de Futebol de Salão). Em três Copas (1982, 1985 e 1988), o Paraguai foi campeão em uma, vice em outra e semifinalista na terceira.
Paraguai
- Técnico: Carlos Chilavert
- Ranking da Fifa: 13º
- Participações em Copas: 8
- Melhor desempenho: quartas em 2016
- Destaques: Mareco, Rojas e Salas
Representante da Concacaf
A Costa Rica domina o futsal na Concacaf (Confederação das Associações de Futebol das Américas do Norte, Central e Caribe). Porém, na última edição do campeonato local, caiu nas semifinais para Cuba e perdeu a disputa do terceiro lugar para Guatemala. Ainda assim, se garantiu na sua sexta Copa do Mundo.
Costa Rica
- Técnico: Alex Ramos
- Ranking da Fifa: 31º
- Participações em Copas: 6
- Melhor desempenho: oitavas em 2016
- Destaques: Cabalceta, Chavarria e Tijerino
Representante da Uefa
Os holandeses voltam à Copa do Mundo depois de 24 anos. Eles participaram das quatro primeiras edições organizadas pela Fifa, entre 1989 e 2000. Chegaram a ser vice-campeões na primeira edição do torneio no formato atual, quando sediaram a competição. O título na ocasião ficou com o Brasil. O técnico é o português Marcos Antunes e os naturalizados Boukhari e Mossaoui são os destaques do time "Laranja".
Holanda
- Técnico: Marcos Antunes
- Ranking da Fifa: 36º
- Participações em Copas: 5
- Melhor desempenho: vice-campeã em 1989
- Destaques: Boukhari, Kujik e Mossaoui
Tabela de jogos do Grupo A
14/9
Paraguai x Costa Rica
Uzbequistão x Holanda
17/9
Costa Rica x Holanda
Uzbequistão x Paraguai
20/9
Paraguai x Holanda
Uzbequistão x Costa Rica
*Classificam-se à próxima fase as duas melhores seleções do grupo e, dentre os seis grupos, as quatro melhores terceiras colocadas.