Dos sete representantes europeus na Copa do Mundo de futsal em 2024, a França é a única que vai jogar o torneio pela primeira vez na história. Diferentemente do futebol, onde é uma potência mundial, na quadra, os franceses ainda dão os primeiros passos na busca de um sonhado protagonismo.
Nas eliminatórias da Uefa, em 2023, a vaga veio com invencibilidade e o primeiro lugar num grupo que tinha Croácia, Eslováquia e Alemanha. Virou a temporada e os Bleus seguem sem perder. Conquistaram o Torneio Três Nações em Caen, derrotando Bélgica e Holanda. E em abril, levantaram a Taça do Torneio de Jonava, na Lituânia, passando por Lituânia, Ucrânia e Brasil. Foi a única derrota da Seleção Brasileira em dois anos.
Dois dos destaques do time são de origem africana: o ala Abdessamad Mohammed é de família marroquina enquanto o pivô Toure nasceu na Costa do Marfim e se naturalizou francês.
França
- Técnico: Raphael Reynaud
- Ranking da Fifa: 10º
- Participações em Copas: 1
- Melhor desempenho: estreante em 2024
- Destaques: Abdessamad Mohammed, Mouhoudine e Toure.
Representante da Concacaf
A estreia da França será no dia 16 de setembro contra a Guatemala. A seleção da América Central já foi sede de uma Copa do Mundo, em 2000, e vai para sua sexta participação sem nunca ter passado da fase de grupos. A vaga veio com um terceiro lugar no Campeonato da Concacaf, em abril.
Guatemala
- Técnico: Eduardo Estrada
- Ranking da Fifa: 40º
- Participações em Copas: 6
- Melhor desempenho: nunca passou da fase de grupos
- Destaques: Alvarado, Ruiz e Sandoval
Representante da AFC
O cabeça-de-chave do Grupo F é o Irã, que no ranking da Fifa só está atrás das grandes potências do esporte: Brasil, Portugal e Espanha. Em abril, os iranianos venceram a Copa das Nações da Ásia pela 13ª vez, derrotando a Tailândia, em Bangkoc. No Mundial, sua melhor participação foi na Colômbia em 2016, conquistando o terceiro lugar, com direito a eliminar o Brasil, nos pênaltis, nas oitavas de final. O ala Moslen Oladghobad, de 28 anos, é o craque do time. Em 2023, foi eleito o melhor jogador do futsal asiático. Atualmente, defende o Palma, da Espanha.
Irã
- Técnico: Vahid Shamsaei
- Ranking da Fifa: 4º
- Participações em Copas: 9
- Melhor desempenho: terceiro lugar em 2016
- Destaques: Hassanzadeh, Oladghobad e Tayyebi
Representante da Conmebol
O representante sul-americano no grupo será a Venezuela, que vai a uma Copa do Mundo pela segunda vez. Em 2021, chegou às oitavas e acabou eliminada por Marrocos. Agora, a seleção terceira colocada na última Copa América sonha em ir mais longe. O técnico Robinson Romero aposta no talento de Kevin Briceño para chegar à fase mata-mata do Mundial outra vez.
Venezuela
- Técnico: Robinson Romero
- Ranking da Fifa: 21º
- Participações em Copas: 2
- Melhor desempenho: oitavas em 2021
- Destaques: Briceño, Cabarcas e Trujillo
Tabela de jogos do Grupo F
16/9
Guatemala x França
Irã x Venezuela
19/9
França x Venezuela
Irã x Guatemala
22/9
Venezuela x Guatemala
Irã x França
*Classificam-se à próxima fase as duas melhores seleções do grupo e, dentre os seis grupos, as quatro melhores terceiras colocadas.