A prática de exercícios físicos pode ser uma grande aliada para aqueles que buscam perder peso e desenvolver um estilo de vida mais saudável. Combinadas com uma dieta balanceada, as atividades com alto gasto de energia representam uma estratégia para impulsionar o déficit calórico, responsável pela redução da gordura corporal e pelo emagrecimento.
A educadora física Vanessa Lopes afirma que tanto os exercícios de força quanto os aeróbicos podem ser eficientes para a obtenção de resultados. Eles não precisam ser executados na mesma sessão de treinamento e é importante se atentar com a intensidade e a duração de cada um.
— No caso dos exercícios de força, como a musculação, eles favorecem o ganho de massa magra e ajudam a evitar lesões articulares. Já os aeróbicos promovem o aumento da capacidade cardiorrespiratória, a melhora do fluxo sanguíneo nos músculos e também auxiliam no controle da diabetes e hipertensão, podendo até diminuir o uso de medicamentos — declara.
Nesse sentido, a profissional aponta quais são as cinco melhores atividades físicas para o processo de emagrecimento. Confira a seguir:
Corrida
Correr é uma das práticas mais eficazes para a perda de peso, considerando que a modalidade demanda um grande esforço dos músculos para poder manter o ritmo e a continuidade do exercício. Como resultado, o corpo precisa gastar uma grande quantidade de calorias.
Enquanto atividade aeróbica, a corrida proporciona uma melhora das funções cardiorrespiratórias, do condicionamento físico e da circulação sanguínea. Além desses aspectos, a educadora física Vanessa Lopes cita outros benefícios, já que é uma atividade simples:
— Tanto na rua quanto na esteira, a corrida é ótima para o emagrecimento, pois auxilia no gasto calórico, promove a liberação de hormônios e não exige muitos acessórios ou que o praticante esteja matriculado em uma academia.
Caminhada
A caminhada também promove gasto calórico, que pode ser mais ou menos expressivo, a depender da intensidade e das individualidades do praticante.
Entre aqueles que estão saindo do sedentarismo, essa prática aeróbica pode ser um bom começo:
— Assim como a corrida, é um ótimo aliado do emagrecimento e também não depende de muitos acessórios ou de academia. Tem menos impacto e é menos intensa do que a corrida, mas igualmente eficaz para queimar calorias. No entanto, dependerá da velocidade, do terreno e das características individuais.
Musculação
Ao contrário do que muitos pensam, a musculação não é indicada apenas para os que desejam ganhar músculos. "Puxar ferro" também pode ser benéfico para quem quer emagrecer.
— É uma excelente atividade, pois, quanto mais massa magra, mais acelerado será o metabolismo da pessoa, contando também com o aumento da força e da resistência muscular — analisa a educadora física.
A massa magra adquirida ao longo do tempo irá aumentar o gasto de energia mesmo quando o corpo estiver em repouso. Ou seja, quanto mais músculos o praticante possuir, maior será o seu consumo energético para conseguir mantê-los. Essa consequência favorece a diminuição da gordura corporal e, consequentemente, a redução de medidas.
Circuito funcional
Os treinamentos e circuitos funcionais trabalham diversas capacidades físicas e se baseiam em movimentos naturais do corpo, como: agachar, pular, correr, empurrar e arremessar, priorizando a prática que inclui vários grupos musculares ao mesmo tempo, o que leva a um alto gasto de energia.
— Treinos ou circuitos funcionais envolvem aulas com séries rápidas, dinâmicas e curtos períodos de descanso. Os exercícios são trabalhados de forma intercalada, em estações. A prática também promove diminuição no percentual de gordura corporal, aumento de massa magra e fortalecimento cardiovascular — explica Vanessa.
Entre outros benefícios, os exercícios podem ser realizados em qualquer lugar, com acessórios simples e até mesmo utilizando apenas o peso do próprio corpo.
Lutas
Lutas e demais artes marciais (boxe, jiu-jítsu, muay thai, entre outros) geram um grande gasto calórico por demandarem muita força para a execução dos movimentos, entre socos e chutes, durante o treino. As diferentes modalidades possibilitam que o praticante trabalhe diferentes regiões do corpo, como braços, pernas, abdômen e tronco.
— As lutas trabalham o corpo todo, promovem uma melhora na coordenação motora e condicionamento físico, aumento de massa muscular e também ajudam a acelerar o metabolismo — diz a especialista.
Para quem quer começar
Começar a praticar uma atividade física pode não ser uma tarefa fácil para quem não possui o hábito. A educadora física Vanessa Lopes orienta que, tratand0-se de qualquer tipo de exercício, é importante tomar alguns cuidados:
— Para quem pretende começar, recomenda-se procurar um especialista da saúde antes, como um médico, uma academia com profissionais qualificados ou um personal trainer. Também, é importante ter atenção ao escolher roupas e calçados. Eles devem ser adequados a prática esportiva que será iniciada.
*Produção: Carolina Dill