Seja por estar em busca de uma alimentação mais equilibrada ou para perder uns quilinhos, nada de desespero achando que nunca mais você vai poder apreciar um bom docinho. Com o crescimento do mercado saudável, muitas opções apareceram para nos ajudar a deixar a vida mais doce, mesmo quando estamos em uma dieta. Estar em um processo de mudança de hábitos alimentares não precisa ser sacrificante (e pode ser muito prazeroso).
Opções mais nutritivas
Vou citar três açúcares que podem entrar nas suas receitas como substitutos diretos do comum: o de coco, o mascavo e o demerara. O açúcar de coco é obtido através do néctar da fruta e tem baixo índice glicêmico – interferindo pouco na glicemia sanguínea – o que o torna o queridinho do momento. Além disso, ele é rico em vitaminas do complexo B, ferro, zinco, potássio e magnésio.
O mascavo e o demerara são provenientes da cana e passam por diferentes etapas. O primeiro não passa pelo refinamento, conservando mais nutrientes. Já o segundo, sim, porém, leve.
Adoçantes naturais
E adoçantes? A estévia é uma opção natural que pode ser encontrada líquida ou em pó. É obtida através de uma planta o que a torna rica em antioxidante. E ainda possui índice glicêmico zero, uma super vantagem para quem busca perda de peso. Suas duas apresentações facilitam na hora de inserí-la nas preparações, podendo adoçar shakes, sucos, chás, cafés, bolos, panquecas, cookies e por aí vai.
Outra opção natural de adoçar suas receitas é utilizar tâmaras. Fruta originária do Oriente Médio, basta hidratá-la e acrescentar em bolos, pães, shakes e geléias. É rica em potássio, cobre, magnésio e cálcio. Pode ser utilizada na mesma proporção do açúcar comum.
O mel e o melado
Por último e não menos importantes: mel e melado. Ambos são líquidos densos, porém de sabores diferentes e característicos. O melado é obtido da cana de açúcar, tem sabor forte e cor bem escura, o que pode interferir na aparência da sua receita. É rico em cálcio, ferro, selênio, magnésio e cobre, e ainda tem a vantagem de não perder nutrientes quando submetido ao calor.
Já o mel precisa de mais atenção, já que, quando é exposto a altas temperaturas, acaba perdendo nutrientes. Entretanto, é ótimo para a imunidade e fica delicioso em receitas de molhos para salada e para adoçar bebidas geladas.
- Importante ressaltar que os açúcares devem ser consumidos com moderação, mesmo os menos processados. Procure um profissional para lhe orientar quanto às quantidades ideais para sua saúde.
Paula Mar Pinto é nutricionista clínica por formação, mas se considera uma "facilitadora de experiências saudáveis". Depois de muito brigar com a balança, resolveu se aliar a ela. É autora do projeto E Agora, Nutrinha?.