Muito conhecido e temido por quem está em fase de emagrecimento, o efeito platô é um fenômeno que faz muitas pessoas desistirem do processo. O efeito platô nada mais é do que a interrupção da perda de peso por parte do seu metabolismo. Eu sei que você já deve ter escutado falar sobre esse efeito, mas deve ter dúvidas sobre como e por que ele acontece. Confira abaixo:
Metabolismo basal e calorias
O efeito platô é caracterizado pela estagnação do peso durante o processo de emagrecimento. O nosso corpo precisa de uma certa quantidade de energia (kcal) para se manter vivo (isso é individual, cada corpo tem sua necessidade individualizada). Chamamos isso de metabolismo basal (TMB), e ele depende de características genéticas, composição corporal, idade, sexo e do nível de atividade cotidiana.
Uma pessoa que trabalha carregando peso, por exemplo, gasta mais calorias nos afazeres do seu dia do que uma pessoa que trabalha sentada. Para que o emagrecimento aconteça, é necessário que a quantidade de calorias consumidas através da alimentação seja menor do que a quantidade que o corpo gasta como fonte de energia, esse é o déficit calórico.
Onde o problema começa?
Consumir menos calorias do que o corpo gasta é a base de uma dieta para emagrecer, porém o déficit de calorias precisa estar dentro de uma margem saudável para garantir que você não consuma menos calorias do que seu metabolismo basal. O nutricionista é o responsável por fazer esse cálculo e elaborar um plano alimentar que atenda às suas necessidades. O efeito platô pode acontecer por dois motivos: dietas muito restritivas e dietas sem ajustes por muito tempo.
Como acontece?
Quando sua dieta alimentar não respeita a margem de déficit calórico saudável e você consome menos calorias do que sua taxa de metabolismo basal, o corpo impede a queima de gordura como forma de te proteger. Se não há oferta de calorias suficientes via alimentação para que o corpo mantenha suas funções vitais, ele vai proteger seu tecido gorduroso para que ele seja fonte de energia.
Já se você faz uma dieta bem calculada e o seu peso diminui, o seu cálculo de TMB precisa ser refeito. Na prática, o corpo começa a gastar menos calorias quando seu peso diminui. Se a ingestão de calorias se mantém na média da dieta que vem sendo feita até então, não há mais déficit calórico, e o peso se mantém.
Como resolver?
É importante salientar que para que o efeito platô aconteça, você precisa estar exatamente com o mesmo padrão alimentar há bastante tempo. Ou seja, se você escapa todo final de semana da dieta, é difícil que esse efeito aconteça, afinal você acaba quebrando o padrão de calorias nesses dias. Consulte um nutricionista para avaliar se você realmente entrou em efeito platô. Algumas maneiras de resolver a situação:
- Redobre a atenção as beliscadas e escapadas da dieta. Por mais que eles pareçam inocentes, muitas vezes prejudicam o seu déficit calórico.
- Certifique-se de que as alterações na dieta sejam feitas para que a mudança na ingestão de calorias favoreça o déficit calórico.
- Se você ainda não pratica atividade física é hora de começar. O gasto energético aumenta, tornando o déficit calórico mais facilmente alcançável.
- Se você já pratica atividade física, procure seu educador físico para atualizar os tipos de exercícios e a intensidade do treino.
Lembre-se de procurar um nutricionista para garantir que suas necessidades nutricionais sejam respeitadas.