Ano novo, dieta nova. Parece clichê, mas a verdade é que, com a virada do ano, muitas pessoas se sentem motivadas a começar um regime.
Alguns protocolos prometem ganhar mais espaço no mundo fitness neste ano, como aponta a revista norte-americana U.S News & World Report, que publicou as tendências de estratégias alimentares eleitas como as melhores do momento por um grupo de cientistas. Saiba quais são as principais dietas de 2022:
1. Dieta Mediterrânea
O protocolo alimentar que está no topo da lista recebe esse nome justamente por ser baseado na alimentação típica de quem vive nos países próximos ao Mar Mediterrâneo. É uma dieta pobre em carne vermelha, açúcar e gordura saturada e rica em frutas e vegetais, peixes, grãos inteiros, feijão e sementes, além de manter um grande consumo de azeite de oliva extravirgem.
A Dieta Mediterrânea pode oferecer uma série de benefícios à saúde, incluindo perda de peso, saúde do coração e do cérebro, prevenção do câncer e prevenção e controle do diabetes. Entretanto, o modelo de alimentação ocidental é muito diferente: tem mais carne vermelha, ovos e laticínios e isso pode dificultar a adesão ao protocolo alimentar.
2. Dieta Dash
Essa estratégia alimental propõe o consumo de alimentos ricos em proteína, fibras, potássio, magnésio e cálcio, nutrientes que auxiliam na redução da pressão sanguínea. A dieta foi criada por cientistas norte-americanos na década de 1990 com o intuito de ajudar pacientes com hipertensão arterial.
A indicação é consumir diariamente de seis a oito porções de grãos integrais, quatro a cinco porções de frutas e vegetais e duas a três porções de gorduras. No protocolo, há também um controle do sal utilizado nas refeições - e não limita apenas a ingestão de sódio, mas também de gordura saturada e colesterol. Como qualquer estilo de alimentação, pode ser uma dieta de difícil mudança de comportamento e aderência.
3. Dieta Flexitariana
O regime reduz o consumo de carne vermelha sem abrir mão de proteína animal. A ideia é que, ao comer mais plantas e menos carne, os adeptos não apenas percam peso, mas também sigam melhorando sua saúde de forma geral, diminuindo a taxa de doenças cardíacas, diabetes e câncer.
Os alimentos principais desse modelo alimentar são tofu, feijão, lentilha, sementes e nozes. Também inclui vegetais, frutas, grãos, aveia, chia, linhaça e gergelim. Evita açúcar, doces e alimentos processados.
Fica a dica
É importante lembrar que, independentemente da estratégia escolhida, a adesão à dieta é sempre o mais importante. As três tendências mostradas acima têm pontos positivos e negativos: algumas excluem alimentos que podem ser essenciais no seu dia a dia e exigem um consumo alto de alimentos que podem ser difíceis para você consumir. Isso pode levar a uma dieta pobre nutricionalmente. Procure um nutricionista para entender as suas necessidades nutricionais individualizadas e o que se encaixa no seu estilo de vida.