Se você está em processo de emagrecimento ou de reeducação alimentar, talvez esteja preocupada com a chegada das festas de fim de ano - e a comilança que é peculiar às datas. Mas, sim: é possível curtir a ceia de Natal e manter uma alimentação saudável.
Dos pratos típicos às bebidas, veja dicas para não sair da dieta durante as festas:
1. Não chegue com muita fome
Manter uma alimentação normal e equilibrada durante o dia é importante para que, na hora do jantar, a fome não esteja fora de controle. Se você quiser escolher refeições mais leves antes da ceia, sem problemas, mas lembre-se de optar por alimentos nutritivos e que façam você se sentir saciada. Frutas com aveia, castanhas, verduras, legumes e carnes magras são boas opções.
2. Invista em petiscos saudáveis
A dica é apostar em petiscos como nozes, castanhas, amêndoas, pistache e amendoim. Trocar as frituras por nuts é uma estratégia inteligente e saudável - afinal, são alimentos ricos em nutrientes, possuem gorduras saudáveis e ajudam na sensação de saciedade.
3. Complemente suas saladas
Sementes de girassol, linhaça e chia são boas sugestões para incrementar suas saladas, pois, além de saudáveis, ajudam na saciedade. Na hora de montar o prato, vale trocar a maionese por molhos menos calóricos, feitos à base de iogurte natural, por exemplo.
4. Fique de olho na preparação das carnes
Na hora de escolher o peru, compre um que não venha temperado. É mais trabalhoso, mas você irá garantir um tempero com menos sódio e aditivos químicos. Faça você mesma o tempero, com ervas naturais. Retirar a pele para assar também ajuda a tornar a carne mais magra e menos calórica.
5. Substitua ingredientes em pratos típicos
O arroz à grega é um clássico da ceia de Natal, mas, normalmente, é feito com arroz branco, que é pobre em nutrientes e rico em carboidrato simples. Substitua por arroz integral, negro ou vermelho. Fica uma delícia e muito mais nutritivo.
6. Aproveite as proteínas vegetais
Na hora de escolher as receitas para a ceia, dê espaço para preparações que incluam alimentos como o grão-de-bico e a lentilha. São proteínas de fonte vegetal que caem bem em saladas ou em receitas frias - ou seja, podem ser opções leves, saudáveis e refrescantes para a noite.
7. Insira a quinoa no cardápio
Inclua na sua ceia pratos com a quinoa, um grão rico em proteínas e em nutrientes do bem. Vai bem em receitas frias e quentes e pode ser até uma opção de substituto do arroz. Também possui magnésio, vitaminas do complexo B, ferro, potássio, cálcio, fósforo, vitamina E e antioxidantes.
8. Atenção às bebidas
Se a pedida é emagrecer, a sugestão é evitar os refrigerantes, que são ricos em açúcar e pobres em nutrientes. Prefira sucos como o de cranberry e blueberry, que são frescos e combinam com a festa. Água aromatizada também é uma ótima opção e traz um ar elegante.
9. E os espumantes?
Quanto menos açúcar tiver no espumante, melhor. Prefira os rótulos extra brut, brut e seco, pois possuem uma quantidade menor de açúcar na composição. Evite as versões demi-sec e suave. De qualquer forma, beba com moderação, sem exageros.
10. Coma com consciência e respeite seus limites
Não deixe de aproveitar a festa, mas vale lembrar que o mais importante é celebrar o dia, com quem gostamos e da melhor forma que conseguirmos - e isso não precisa estar 100% voltado à comida.
Investir em receitinhas mais leves também é uma ótima dica. Organize-se e tente manter o equilíbrio da melhor forma.
Paula Mar Pinto é nutricionista clínica por formação, mas se considera uma "facilitadora de experiências saudáveis". Depois de muito brigar com a balança, resolveu se aliar a ela. É autora do projeto E Agora, Nutrinha?.