Dietas líquidas estão comumente associadas ao emagrecimento e a regimes detox. Com a chegada do verão e o desejo de resultados milagrosos, elas voltam a surgir nas rodas de conversa.
Mas como funciona esse tipo de dieta? Será que é uma estratégia saudável e válida para você atingir resultados? Confira:
O que é a dieta líquida?
Como o nome diz, a dieta líquida é composta por refeições apenas com alimentos líquidos: sopas, shakes, sucos, chás, cremes etc. Além de emagrecer, a expectativa é também fazer uma espécie de desintoxicação no organismo.
Se você acompanha minhas colunas por aqui, já sabe: o que garante o emagrecimento é consumir menos calorias do que gasta. Ao ingerir somente líquidos derivados de vegetais como sopas, isso acaba sendo mais fácil, mas não é garantia de sucesso.
Refeições sólidas podem trazer mais saciedade - ou seja, você pode sentir mais fome ao se alimentar apenas de refeições líquidas.
Há comprovação científica?
Não há nenhuma comprovação de que dietas líquidas sejam mais eficientes no emagrecimento. Também não existe uma relação desse tipo de regime com a eliminação de toxinas pelo organismo.
Alguns estudos observaram que, por ser uma dieta mais restritiva e monótona, o índice de desistência é alto, o que acaba se tornando insustentável a longo prazo. Além disso, é preciso cuidado para que esse tipo de regime não leve à deficiência de nutrientes, principalmente de proteínas, vitaminas e minerais.
Ajuda a emagrecer?
De uma forma geral, esse tipo de regime possui poucas calorias, o que pode levar a um emagrecimento rápido a curto prazo. Entretanto, é importante salientar que uma dieta com desequilíbrio de macronutrientes pode fazer o peso da balança baixar, mas não significa que você esteja perdendo gordura - pode estar apenas perdendo líquidos.
A longo prazo, uma dieta que ofereça uma quantidade de calorias muito abaixo da sua necessidade pode impactar o metabolismo, fazendo com que a perda de peso seja ainda mais difícil. Também há a possibilidade de você recuperar os quilos perdidos rapidamente ao desistir do regime (e há grandes chances de isso acontecer).
Curto prazo x longo prazo
Resumidamente, a dieta líquida pode fazer seu peso despencar, mas é claramente algo insustentável de manter a longo prazo. A melhor estratégia é a mudança de hábitos para que você consiga manter o seu peso desejado pelo tempo que quiser.
Quando a sua alimentação no dia a dia está alinhada a hábitos saudáveis, a chance de obter sucesso na busca por seus objetivos é muito maior. Procure seu médico ou nutricionista para avaliar individualmente suas necessidades e entender qual a melhor estratégia nutricional.
Paula Mar Pinto é nutricionista clínica por formação, mas se considera uma "facilitadora de experiências saudáveis". Depois de muito brigar com a balança, resolveu se aliar a ela. É autora do projeto E Agora, Nutrinha?.