A aveia, a linhaça e a chia estão na lista dos grãos que enriquecem nutricionalmente sua dieta. São alimentos ricos em fibras, que promovem a saciedade e colaboram com o bom funcionamento do intestino.
Cada vez mais frequentes no cardápio de quem busca opções mais saudáveis e nutritivas, esses três grãos trazem diversos benefícios e podem ser aliados de quem busca o emagrecimento.
Conheça os benefícios de cada um e veja dicas para incluí-los no seu dia a dia:
Semente de chia
Uma fonte natural de gorduras como ácidos graxos ômega-3, de fibras e também de proteínas. Por ser rica em gorduras, é preciso cuidado, pois isso torna o alimento calórico.
Também é rica em cálcio e é considerada uma ótima fonte de antioxidantes, auxiliando no combate aos radicais livres que previnem o envelhecimento precoce. É uma ótima opção para estar no seu café da manhã ou em lanches intermediários.
Em uma porção de 10g de semente de chia, você encontra:
- 53,6 calorias
- 4,4g de carboidratos
- 1,7g de proteínas
- 3,2g de gorduras
- 2,7g de fibras
Linhaça
Assim como a chia, a linhaça também é uma semente fonte de ômega-3, que auxilia a reduzir fatores de risco para doenças crônicas, em especial as cardiovasculares. É rica em uma substância que ajuda na prevenção do câncer de mama e de próstata, chamada lignana.
Por não ser rica em antioxidantes como a chia, acaba oxidando mais facilmente - o que impacta negativamente na qualidade nutricional do alimento. É importante salientar que, para absorver seus nutrientes, é fundamental consumir a semente quebrada ou na forma de farinha.
Em uma porção de 10g de semente de linhaça dourada, você encontra:
- 49,6 calorias
- 43,3g de carboidratoss
- 1,4g de proteínas
- 3,2g de gorduras
- 3,3g de fibras
Aveia
Altamente nutritivo, esse cereal é rico em fibras, proteínas, ferro, silício, magnésio, fósforo, zinco, manganês, vitamina B1 e vitamina B5. Os seus benefícios ao organismo são muitos: ajuda na redução do colesterol, no controle de glicemia, no bom funcionamento do intestino, facilita a digestão e controla a pressão arterial.
Muitos desses pontos positivos ganham força pela presença de uma fibra chamada beta-glucana. Você pode consumi-la em diferentes apresentações: farelo, farinha e flocos. O tipo que possui maior quantidade de fibras é o farelo, seguido dos flocos e, por último, a farinha de aveia. É uma ótima opção para substituir a farinha de trigo em algumas preparações.
Em uma porção de 10g de aveia, você contra:
- 39,4 calorias
- 6,6g de carboidratos
- 1,3g de proteínas
- 0,8g de gorduras
- 1g de fibras
Para entender qual a quantidade ideal e melhor horário de consumo para você, procure seu nutricionista.
Paula Mar Pinto é nutricionista clínica por formação, mas se considera uma "facilitadora de experiências saudáveis". Depois de muito brigar com a balança, resolveu se aliar a ela. É autora do projeto E Agora, Nutrinha?.