Queridinho entre os praticantes de atividade física e atletas, o Whey Protein ganhou força nos últimos anos e está cada vez mais inserido no dia a dia de quem curte malhar. Embora seja muito utilizado, ainda há dúvidas e mitos que cercam o uso do suplemento.
Em primeiro lugar, é bom você saber que o Whey Protein não é um alimento milagroso. Ele é apenas uma fonte de proteína em pó extraída do soro do leite de vaca. O leite é composto por carboidrato, gordura e proteína. Por meio de um processamento industrial, é retirada apenas a proteína do leite, transformada em pó, saborizada e comercializada. Assim como o frango ou o ovo, ele fornece proteínas na sua refeição.
Quer saber mais? Então, veja abaixo quatro mitos sobre o suplemento e supreenda-se!
O suplemento é indicado apenas para quem pratica atividade física
Mito! O Whey Protein apenas fornece proteínas e pode estar inserido na dieta de quem pratica ou não atividade física, desde que esteja na quantidade adequada para as necessidades da pessoa. Todos precisamos de uma quantidade específica de proteína por dia e podemos consumir de diferentes formas: o suplemento é apenas uma delas. Por ser prático e fácil de preparar, o Whey pode substituir um lanche intermediário, fornecendo proteína de boa qualidade.
Tomar Whey Protein dá barriga
Mito! O que causa o acúmulo de gordura abdominal é uma dieta hipercalórica que proporcione um superávit calórico, ou seja, consumir mais calorias do que sua necessidade energética diária. Não é um alimento específico que vai fazer você ganhar gordura na barriga - assim como nenhum alimento específico é capaz de eliminar gordura. Tudo depende do contexto da sua alimentação.
Deve ser tomado apenas - e imediatamente - após o treino
Mito! Por ser uma fonte de proteína, ele pode ser inserido em qualquer refeição, desde que na quantidade adequada e orientada pelo seu nutricionista. O melhor pós-treino ainda é um bom banho. Embora a suplementação de proteína se mostre eficaz em aumentar a síntese proteica depois do exercício, hoje já se sabe que não é necessário o imediatismo. É mais relevante a quantidade de proteínas consumidas durante o dia todo do que a quantidade consumida logo após a atividade.
Whey Protein é só pra quem quer ficar forte
Mito! O que vai definir o ganho de massa muscular é a sua dieta no geral e o estímulo de treino, e não um alimento ou suplemento específico. Utilizar o Whey é exatamente o mesmo que consumir 120 gramas de peito de frango grelhado, por exemplo. E comer peito de frango não é apenas para quem quer ganhar músculos, né? Importante ressaltar que os suplementos alimentares servem para complementar a sua alimentação, mas a base dela deve ser composta por alimentos in natura. Lembre-se de consultar seu nutricionista antes de inserir suplementos à sua dieta.
Paula Mar Pinto é nutricionista clínica por formação, mas se considera uma "facilitadora de experiências saudáveis". Depois de muito brigar com a balança, resolveu se aliar a ela. É autora do projeto E Agora, Nutrinha?.