A lista de 10 deste fim de semana é perigosa. Não apenas por causa dos temas, dos personagens e das tramas dos filmes escolhidos, muitos deles envolvendo mortes e outros crimes. Mas também porque, ao escrever sobre esses títulos, corro risco de dar spoilers ou induzir o leitor a já olhar por trás das cortinas, criando uma expectativa que pode reprimir o espanto diante das revelações e viradas propostas pelos cineastas.
O exemplo clássico é o de Psicose (1960, em cartaz no Telecine do Globoplay e no Star+), dirigido por Alfred Hitchcock (1899-1980). O mestre do suspense fez a plateia achar que ele estava contando a história de uma secretária (papel de Janet Leigh) que roubou US$ 40 mil da imobiliária onde trabalhava para pagar as dívidas de seu amante, até que a famosa e fatídica cena do chuveiro em um motel nos mostrou que a história sendo contada era outra: a de Norman Bates (Anthony Perkins), que fingia falar com a mãe, a quem matara muito tempo atrás.
Portanto, resolvi apresentar a seleção de uma forma diferente, em duas partes. Na primeira, estão apenas as dicas e as plataformas de streaming onde estão disponíveis, sem sinopse (uma pena que estejam fora do catálogo obras como Coração Satânico, de Alan Parker, Traídos pelo Desejo, de Neil Jordan, Os Outros, de Alejandro Amenábar, e Oldboy, de Park Chan-Wook). Na segunda parte — CHEIA DE SPOILERS —, justifico a presença de cada uma. Vale dizer que nem todos perfilam-se no gênero do suspense e que evitei indicar mais de um filme por diretor (portanto, só tem um Shyamalan e um Nolan). Ah, e claro que uma coluna sobre reviravoltas precisa ter um plot twists: os 10 filmes são, na verdade, 15!
Os filmes
- Seven: Os Sete Crimes Capitais (1995), de David Fincher (HBO Max)
- O Sexto Sentido (1999), de M. Night Shyamalan (Star+)
- Amnésia (2000), de Christopher Nolan (Starzplay)
- Menina de Ouro (2004), de Clint Eastwood (HBO Max)
- Desejo e Reparação (2007), de Joe Wright (para aluguel em Amazon Prime Video e Apple TV)
- O Segredo dos seus Olhos (2009), de Juan José Campanella (Looke e para aluguel em Apple TV e Google Play)
- Ilha do Medo (2010), de Martin Scorsese (Netflix e NOW)
- A Pele que Habito (2011), de Pedro Almodóvar (HBO Max)
- Boa Noite, Mamãe (2014), de Veronika Franz e Severin Fiala (para aluguel em Apple TV)
- A Chegada (2016), de Dennis Villeneuve (Globoplay, NOW e Paramount+)
- Rastros de um Sequestro (2017), de Jang Hang-jun (Netflix)
- A Casa do Medo: Incidente em Ghostland (2018), de Pascal Laugier (Paramount+ e para aluguel em Apple TV e Google Play)
- Parasita (2019), de Bong Joon-Ho (Telecine do Globoplay e NOW)
- The Perfection (2019), de Richard Shepard (Netflix)
- O que Ficou para Trás (2020), de Remi Weekes (Netflix)
As reviravoltas (contém muitos spoilers!)
Seven: a misteriosa caixa de papelão que é entregue no clímax do filme é o gatilho para o assassino serial completar o plano inspirado nos sete pecados capitais.
O Sexto Sentido: o psiquiatra encarnado por Bruce Willis está morto, por isso que o menino vivido por Haley Joel Osment consegue vê-lo.
Amnésia: além de o filme ser contado de trás para frente, a história que Leonard Shelby narra como de Sammy Jankis é a sua própria.
Menina de Ouro: o que era uma história sobre o sonho de ascensão de uma boxeadora vira um lancinante drama sobre eutanásia depois que a protagonista tem o pescoço quebrado.
Desejo e Reparação: Robbie e Cecilia morreram na Segunda Guerra Mundial. O romance que vemos é mais uma mentira de Briony, agora uma velha escritora que vive, ora, da ficção.
O Segredo dos seus Olhos: o marido da mulher estuprada e assassinada 25 anos atrás capturou e aprisionou o culpado em uma cela na sua casa
Ilha do Medo: o policial Teddy Daniels é Andrew Laeddis, e ele está internado no hospício por causa de um crime brutal. Tudo não passa de uma encenação para tentar ajudá-lo a assumir o que fez e, assim, evitar uma lobotomia.
A Pele que Habito: a mulher em quem o cirurgião plástico testa, durante anos, uma pele sintética é, na verdade, um garoto, a quem ele submeteu a uma vaginoplastia e mantém encarcerado como vingança por ter estuprado e matado sua filha.
Boa Noite, Mamãe: um dos gêmeos morreu no acidente de carro. O outro, por não aceitar a morte do irmão, o imagina vivo enquanto atormenta a mãe, a quem culpa pela morte.
A Chegada: os flashbacks da linguista Louise são, na verdade, premonições sobre o futuro.
Rastros de um Sequestro: são muitas as reviravoltas! Faltariam palavras para explicar.
A Casa do Medo: Incidente em Ghostland: as irmãs Beth e Vera nunca foram salvas pela mãe, permanecem aprisionadas, agredidas e estupradas pelo ogro e pela bruxa que invadiram sua casa. O que vemos na segunda parte do filme é a fantasia onde Beth se refugiou.
Parasita: quando descobrimos, junto com a família farsante, que há um inquilino secreto na casa dos ricos, o vencedor do Oscar de 2020 aplica um golpe incisivo e inesquecível.
The Perfection: em um punhado de vezes, o diretor aperta a tecla rewind para nos mostrar que as coisas não aconteceram do jeito que tínhamos entendido. Até o filme, que parece ser sobre obsessão e loucura, vira uma história sobre mulheres abusadas por homens.
O que Ficou para Trás: Nyagak não era filha de Sol e Rial, mas uma menina que o sujeito separou da mãe para conseguir escapar da guerra civil no Sudão do Sul.