Uma das melhores contribuições que o jornalismo pode oferecer é a pluralidade de opiniões. Um veículo de comunicação como ZH só consegue se conectar com seu público se abrir espaço para diferentes visões. E um dos espaços de ZH que mais proporcionam essa variedade de pensamentos está na seção Com a Palavra, publicada sempre na edição de final de semana, no caderno DOC.
Criado em 2014, o Com a Palavra é um espaço no qual o entrevistado é questionado no detalhe e aspectos relevantes, polêmicos e curiosos são abordados. O entrevistador, seja ele repórter, editor ou colunista, se prepara com dias de antecedência para que nenhum tema fique de fora da lista de perguntas.
Já foram cerca de 300 entrevistas nestes mais de seis anos, com personalidades locais, nacionais e internacionais, todas referências no que fazem. Recentemente, o colunista e apresentador do Gaúcha Atualidade, Daniel Scola, conversou com o economista e historiador Niall Ferguson, um dos mais influentes expoentes do liberalismo e da economia de mercado do mundo. O repórter e colunista internacional Rodrigo Lopes é autor de entrevistas com Graça Machel, viúva de Nelson Mandela e ex-guerrilheira da libertação de Moçambique, Denis Mukwege, médico congolês e prêmio Nobel da Paz, e Todd Chapman, embaixador dos EUA no Brasil. Da área cultural, já passaram pelas páginas do Com a Palavra Fernanda Montenegro, Caetano Veloso, Paulo Coelho, Mario Vargas Llosa, entre outros. Na medicina, ouvimos neste ano uma referência mundial na área de neurociência, o médico brasileiro Miguel Nicolelis.
Daniel Feix, editor do caderno DOC e autor do Com a Palavra desta edição – com a jornalista Patrícia Campos Mello –, ressalta que um dos aspectos mais ricos dessa seção é a interação de um colunista de ZH e GZH com um especialista de sua área de atuação.
– O Com a Palavra nos possibilita ler conversas entre colunistas e fontes de suas áreas, o que produz diálogos muito diferentes entre si e muito ricos, aprofundados. Por exemplo, em uma semana a gente pode ver o Juarez Fonseca discutindo a música brasileira com o Charles Gavin, na seguinte a Marta Sfredo abordando economia com Laura Carvalho e, na outra, David Coimbra dialogando sobre futebol com Tostão – diz Feix.
As centenas de entrevistas feitas por ZH desde 2014 estão todas disponíveis para nossos assinantes em GZH. Vale a pena o leitor dar uma conferida. Basta clicar aqui.