Quais são os anseios, os desejos e a personalidade dos moradores do Rio Grande do Sul em meios às grandes mudanças do mundo atual? Além dos tradicionais lenço, camisa, bombacha, chapéu e cuia na mão, quais são as outras facetas, adaptações e transformações que emolduram a imagem do gaúcho? Encomendada pelo Grupo RBS e realizada em parceria com as empresas de pesquisa Coletivo Tsuru e Cúrcuma, a segunda edição do estudo Persona mostra o que está por trás de uma imagem consolidada sobre o povo do Rio Grande do Sul – e o que se transformou ao longo dos tempos.
Conforme a reportagem do caderno DOC, da repórter Fernanda Polo, com ilustrações de Gilmar Fraga, o objetivo da pesquisa Persona é entender perfis, comportamentos e hábitos de consumo do gaúcho em meio às mudanças contemporâneas.
Como conta Fernanda, a tradição ainda está presente – mais para alguns, menos para outros – e “sentir-se gaúcho é um estado de pertencimento e uma condição coletiva”. A diferença está, agora, na abertura a novidades e mudanças. E o período da pandemia acabou intensificando essa ampliação para o mundo e a essência afetuosa do gaúcho.
– Repetir o estudo Persona, cuja primeira edição ocorreu em 2017, além de contribuir para qualificar o nosso conteúdo, tem como objetivo posicionar a RBS junto ao mercado como especialista no comportamento e nos hábitos de consumo do público. Ao oferecermos este conteúdo aos nossos clientes, ampliando o entendimento das marcas sobre as pessoas que nasceram ou vivem no Rio Grande do Sul, potencializamos a geração de negócios – destaca a diretora-executiva de Marketing do Grupo RBS, Caroline Torma.
A pesquisa identificou três perfis de gaúchos: o Guardião, o Conciliador e o Explorador, como mostra a reportagem desta edição. Se o leitor quiser saber em qual dos perfis se encaixa, é só fazer um teste em GZH. Eu fiz, e o resultado apontou que eu sou uma baita conciliadora! Acesse o quiz em GZH.