O Grupo RBS apresentou os resultados da pesquisa Persona na manhã desta terça-feira (16), em evento para convidados no Instituto Caldeira, em Porto Alegre. Representantes de clientes, agências, entidades, imprensa e parceiros puderam conferir e participar de um bate-papo sobre o estudo inédito, encomendado pela RBS e realizado em parceria com as empresas de pesquisa Coletivo Tsuru e Cúrcuma. A pesquisa mostra os perfis, comportamentos e hábitos de consumo do gaúcho em meio às mudanças contemporâneas.
— A maior relevância de um projeto como esse é a RBS poder entregar ao mercado essa expertise no consumidor gaúcho. A gente é especialista no gaúcho e entende como ele se relaciona com as marcas, especialmente seus hábitos de consumo, sua identidade. Porque, afinal, somos gaúchos. Isso faz toda a diferença para a nossa relação de negócios com as marcas, com os nossos clientes, e a gente quer, hoje, também, poder entregar isso para quem está com a gente — destacou Caroline Torma, diretora-executiva de Marketing da RBS, à reportagem.
Os resultados do estudo mostram o que se transformou na percepção sobre o povo do Rio Grande do Sul ao longo dos últimos anos. Diretora-executiva de Mercado do Grupo RBS, Patrícia Fraga deu início ao evento introduzindo o conceito do gaúcho em movimento. A ocorrência de uma abertura maior para o novo e para o mundo faz com que ele tenha outros comportamentos, inclusive em relação ao consumo. A pesquisa, por sua vez, traz novas nuances e insights relevantes para as marcas que desejam se comunicar com esse público, argumenta Patrícia.
— O mundo em que a gente vive é tão dinâmico e vive em transformação. Conhecer nosso consumidor em profundidade continua sendo um pilar para as boas estratégias de negócio e relevante para a construção dos produtos — afirmou.
Três perfis de gaúcho
Ao lado de Caroline Torma, o comunicador Luciano Potter apresentou as principais descobertas do estudo. O ponto de partida é o entendimento de que apenas o retrato da tradição parece não conseguir mais representar o povo do Rio Grande do Sul em sua totalidade. O gaúcho de 2024 não está apenas preservando a tradição, está em movimento. Nesse sentido, uma das características mais fortes do morador do RS é o afeto, responsável por colocá-lo em movimento, com destaque para a família.
— Este é o caminho para conhecer mais e melhor os gaúchos de hoje — apontou Potter.
A tradição continua presente como pano de fundo, em maior ou menor grau, e sentir-se gaúcho é um estado de pertencimento e uma condição coletiva. A diferença está, agora, na abertura a novidades e mudanças. A pandemia intensificou essa abertura para o mundo e a essência afetuosa do gaúcho.
— Uns mais abertos, outros mais fechados, cada um no seu tempo. O novo gaúcho é assim — sintetizou.
Três perfis de gaúchos e suas características foram identificados na pesquisa: Guardião, Conciliador e Explorador. Os perfis revelam o quanto os gaúchos são abertos ao mundo e a novas ideias, mesmo mantendo certos rituais.
A gente não é um perfil desses, a gente está, porque, como falamos, o gaúcho está em movimento. Ninguém precisa se enxergar o dia inteiro em um lugar só, a gente transita nos perfis, mas isso impacta muito nos hábitos de compra.
CAROLINE TORMA
Diretora-executiva de Marketing da RBS
O Guardião é mais fechado às mudanças e quer preservar valores. Já o Conciliador se abre aos poucos: respeita os valores ao mesmo tempo em que compõe com as novidades. O Explorador é aberto às transformações e quer viver aventuras, sem abandonar as raízes. O estudo indica que 21% da população correspondem ao Guardião; 53%, ao Conciliador; e 26%, ao Explorador.
O gaúcho está em transformação – o que significa estar evoluindo, conforme Caroline. A pesquisa traz, ainda, dados que apontam que os gaúchos estão mais satisfeitos e felizes, desejando permanecer no RS, e mais otimistas em relação ao futuro do Estado.
A abertura ao que é novo impacta a relação do gaúcho com marcas e produtos. Do público entrevistado, 42% concordam que existem marcas que representam bem os gaúchos. Ainda que continue fiel às marcas locais, o morador do RS está aberto a consumir outros produtos, pois a qualidade e o preço são determinantes. A pesquisa traz insights sobre como fugir do estereótipo de retratar o gaúcho sem descaracterizar as marcas; como cada perfil se relaciona com produtos; oportunidades para empresas – 64% dos gaúchos pensam em aumentar o conforto ou o patrimônio, por exemplo; e como se relacionar com os gaúchos em movimento.
— A gente não é um perfil desses, a gente está nele, porque, como falamos, o gaúcho está em movimento. Ninguém precisa se enxergar o dia inteiro em um lugar só, a gente transita nos perfis, mas isso impacta muito nos hábitos de compra — explicou a diretora-executiva de Marketing do Grupo RBS. Os resultados da pesquisa Persona serão divulgados ao público na sexta-feira (19), em uma série de reportagens em GZH, e no caderno DOC de Zero Hora no final de semana.
Para clientes e parceiros
Em sua frente de negócios (RBS negócios), o Grupo RBS disponibiliza dados da pesquisa Persona para clientes e parceiros interessados em entender em profundidade o consumidor gaúcho. Para saber mais clique aqui.