Um mundo em constante mudança. Novos formatos e linguagens em convergência com o que já é tradicional. Tudo em tempo real e em movimento. O desafio da transformação digital em grandes empresas foi o tema da palestra do diretor-executivo de Digital e Transformação do Grupo RBS, Marcelo Leite, na Gramado Summit. O encontro fez parte da programação do segundo dia do evento realizado no Serra Park, no município da Região das Hortênsias.
Durante a fala, Leite compartilhou experiências sobre os processos necessários para acompanhar as constantes mudanças nos hábitos do consumidor. Para além das particularidades do mercado da comunicação, o executivo também trouxe um olhar mais universal, ressaltando fatores essenciais a qualquer empresa que deseja desenvolver uma mudança estratégica no digital.
— É um caminho com decisões de mercado, reprogramação de rotas, investimento pesado, tudo por meio de métodos estabelecidos e cuidado para não ser engolido pela cultura — aponta Leite.
O processo de transformação digital exige o enfrentamento de riscos por meio de um plano bem estruturado. Leite defende que fatores como método, apoio da alta gestão e agregação de novos conhecimentos e habilidades são essenciais para construir um caminho efetivo.
— No mercado digital é preciso arriscar mais, permitir erros e tentar novas soluções. E procurar pessoas com conhecimento e parceiros que já fizeram ou estão fazendo o que buscamos. Sem isso, não existe transformação possível —defende.
Para uma empresa com o perfil da RBS, que já possui muita tradição em suas marcas, a convergência dos meios tem sido o caminho mais assertivo. Desta forma, fazer parte da jornada de consumo de públicos diversos acaba se estabelecendo como um dos principais diferenciais.
— Nós falamos com quem ouve rádio no carro indo para o trabalho, com quem está ligado no podcast no transporte público. Com aqueles que se informam por vídeos, pelas redes sociais. Com aqueles que têm uma rotina em torno da TV com a família, outros nem televisão assistem mais, estão só no celular. E todos fazem parte do público que queremos e já atingimos. Adotamos o conceito de convergência, integrando meios diferentes para entregar a mesma mensagem — acrescenta.
Se as mudanças são inevitáveis para qualquer empresa que deseja acompanhar seu público, também é preciso definir os propósitos para guiar tais caminhos. Leite destaca que, no caso da RBS, fazer a diferença na vida dos gaúchos permanece um valor sólido:
— Seguimos conectando o Rio Grande do Sul, sem abrir mão de melhorar a vida das pessoas com o que fazemos. O futuro está em construção. Nosso objetivo é fazer com que ele seja brilhante como tem sido a história até aqui.