A Gramado Summit terá mais um destino em 2024. No primeiro dia da 7ª edição do evento em Gramado, a organização confirmou que já neste ano ocorre a primeira conferência internacional com a marca. Nos dias 26 e 27 de setembro, Punta del Este, no Uruguai, estará preparada para receber cerca de duas mil pessoas em busca de inovação, negócios e contatos.
Esta é a previsão do CEO da conferência, Marcus Rossi. Imerso na movimentação da programação do dia de estreia, ele afirma que o processo de consolidação da parceria com a cidade uruguaia foi natural e chega em um momento de crescimento considerado inevitável da Gramado Summit.
— O fato de termos o nome de Gramado não é só pela cidade, é porque realmente acreditamos que é uma marca, e uma marca de qualidade. Quando fomos para Punta del Este a primeira vez, a convite do Ministério do Turismo, tudo começou a fazer sentido, porque a cidade é internacional. É a possibilidade de internacionalizar um evento como a Gramado Summit — avalia Rossi.
Embora em outro país, o evento tem como alvo principal os brasileiros. Segundo o CEO da Gramado Summit, será uma celebração do ecossistema do evento, reunindo quem já busca a Serra para contatos e trocas de ideias.
—Nós estamos esperando cerca de duas mil pessoas, mas como é um evento feito junto ao Ministério do Turismo, a ideia é que no primeiro ano se consiga ter uma conexão entre brasileiros e uruguaios, para ir internacionalizando aos poucos. Eu acredito que o potencial de crescimento em cinco anos é superar o evento do Brasil. E é legal a ideia de ter dois produtos que parecem concorrentes, mas acabam muito diferentes do ponto de vista do que cada empresa está buscando. Lá, por exemplo, vai ser um evento ainda mais de conteúdo —projeta.
Uruguai à espera dos brasileiros
A nova etapa do evento conta com todo entusiasmo dos futuros anfitriões. Presente nesta quarta-feira (10) na Gramado Summit, o gerente do Centro de Convenções de Punta Del Este, Alejandro Abulafia, revelou que as tratativas para a realização no Uruguai começaram há sete anos, e culminaram na confirmação da parceria anunciada agora. Ele está no Brasil acompanhado do empresário do ramo de hotéis Edwin Shaw.
— Eu estive aqui em Gramado em 2018 com uma delegação do Uruguai. A ideia era procurar fornecedores ou empresas que quisessem fazer eventos em Punta. E alguém falou que havia um cara chamado Marcus, com um evento novo aqui, um evento de inovação. Mas era ainda a segunda edição, ainda tomando forma, mas crescendo muito. E depois a pandemia freou tudo. Então, no ano passado retomamos o contato —conta Abulafia.
A expectativa está bem alta por lá. De acordo com o gerente do centro de convenções da cidade que receberá a Gramado Summit, a ideia é que os turistas do Brasil sejam a maioria na primeira edição internacional.
— Hoje, com 15 mil visitantes, o evento vai também para o Uruguai. Dos dois mil visitantes, esperamos que 1,5 mil sejam brasileiros – confia o uruguaio.