Com uma programação que abrange inovação, tecnologia, universo digital, economia criativa, sustentabilidade, entre muitos outros temas, começou nesta quarta-feira (10) a 7ª edição da Gramado Summit, no município da Região das Hortênsias. Até sexta-feira (12), são esperadas 15 mil pessoas para acompanhar os cerca de 400 palestrantes que trazem as principais tendências de cada setor. Às 12h, a organização confirmou que 9 mil visitantes já haviam se cadastrado.
No início da manhã, o acesso ao Serra Park teve trânsito intenso, com uma demora média de 25 minutos entre a RS-115 até os estacionamentos. Uma vez nos pavilhões, visitantes e expositores contam com ingresso agilizado, praticamente sem filas.
Com atividades já a partir das 9h, tanto no palco principal, quanto nas estruturas paralelas, um dos destaques nos primeiros momentos ficou por conta do governador Eduardo Leite, que, ao lado da secretária estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp, abordou as ações e investimentos do poder público em áreas como meio ambiente, saúde e mobilidade. Quem abriu a programação foi o jornalista e humorista Rafael Cortez.
O CEO do evento, Marcus Rossi, também fez a fala de boas-vindas. Em entrevista ao programa Chamada Geral, da Rádio Gaúcha, direto da Gramado Summit, salientou o caráter de rede de contatos e comunicação gerada pelas atividades propostas.
— Uma das principais funções do evento é esse networking, a relação que se cria entre os visitantes. O crescimento da Gramado Summit é sempre um desafio. Quando falamos, em 2023, que pretendíamos colocar 15 mil pessoas aqui neste ano, tínhamos todo um caminho para percorrer e fazer com que isso acontecesse. E chegamos — comemora Rossi.
Pela sexta vez em Gramado
Na expectativa para viver o evento, a consultora financeira Bárbara Alvarez veio direto de Cuiabá, no Mato Grosso, para marcar presença pela sexta vez na Gramado Summit. Na fila do acesso, entre fotos e vídeos, ela relata que inovação, tecnologia e as novidades da inteligência artificial são as principais razões para viajar até o Sul para acompanhar os três dias de programação.
— Eu gosto muito do evento, sempre é muito disruptivo para mim e para minha empresa. Venho sempre muito empolgada — diz Bárbara.
Poder público conectado
Público e privado no mesmo universo. Na gama de experiências permitidas pela Gramado Summit está o intercâmbio de informações entre os setores privado e público. Foram muitas horas de voo experimentadas pelo coordenador de Redes Sociais do governo do Estado do Amapá, Maurício Gasparin. Fazendo a estreia no evento, ele busca atualizações no mundo digital e palestrantes de renome que estarão na cidade nos próximos dias.
— Aqui nós buscamos esse brainstorming (compartilhamento de ideias) para fazer uma comunicação pública cada vez com mais qualidade. Nós temos esta grande missão de informar o cidadão, por isso buscar essas inovações, para o nosso serviço, é fundamental — explica Gasparini.
De olho principalmente no palco share, que trata principalmente sobre marketing e comunicação, Gasparini tem na agenda a palestra "Porque ouvir histórias vai mudar a sua vida", do jornalista Luciano Potter, que ocorre na tarde da quarta, às 15h30min.
Ainda nesta tarde, o jogador pentacampeão do mundo Gilberto Silva sobe ao palco principal. O bate-papo está marcado para 15h. Quem fecha o primeiro dia da Gramado Summit é o apresentador Otaviano Costa. Às 18h45min, ele faz a palestra "Levante-se e brilhe", no mesmo espaço.