O sonho de todo empreendedor é que sua ideia ganhe o mundo. Para isso, são necessários tempo, estrutura e, principalmente, dinheiro. Uma boa oportunidade para alcançar o objetivo é participar de eventos que proporcionam rodadas de conversa com potenciais investidores. E é isso que a Gramado Summit entrega. A 7ª edição será realizada entre os dias 10 e 12 de abril no Centro de Eventos Serra Park.
O espaço do Serra Park ainda está na fase de montagem, no entanto, a organização já começa a traçar alguns panoramas para essa edição. A expectativa é de que cerca de 350 fundos de investimentos participem da Gramado Summit. No ano passado foram 300, um crescimento de aproximadamente 16,6%. Esse percentual de crescimento é ainda maior se comparado com a edição de 2022. Naquele ano foram 200 fundos de investimentos.
Esses fundos apresentam-se de diversas formas, mas o principal objetivo é apostar em startups, com aportes financeiros, auxiliando no crescimento delas. Os investidores que estarão na Região das Hortênsias são na grande maioria das regiões Sul e Sudeste do Brasil. Estarão disponíveis para a análise deles aproximadamente 300 startups — entre os 500 expositores.
Na visão do CEO da Gramado Summit, Marcus Rossi, os potenciais investidores que vão ao evento se apresentam como investidores anjos (conhecidos por serem os primeiros a aportarem recursos para esses empreendedores), as aceleradoras (que têm uma visão parecida mas são capazes de investir mais) e os fundos de investimentos (que normalmente buscam startups mais maduras).
— Tem muito empreendedor que está ainda com um sonho, e eu acho que quando tu tens um sonho de fazer algo acontecer, precisas de pessoas que comprem esse sonho. A maior parte dos fundos de investimentos não vai olhar para quem tem a ideia. Agora, um investidor anjo ou uma aceleradora podem, sim, considerar um projeto que está recém saindo do papel — detalha Rossi, sobre o perfil.
O evento, criado em 2017 por Rossi, é reconhecido pelas trilhas de conteúdos, palestrantes renomados e muito mais. No entanto, o CEO acredita que quem vem até a Serra para participar dessa atividade também está disposto a apostar em novos negócios:
— Um efeito rebote que temos percebido é muitas pessoas que vêm à Gramado Summit por causa do nosso conteúdo acabam se encantando com algumas ideias e se tornando investidores anjo de pequenas ideias. Porque eu acho que se tu estás em um evento como esse é justamente para tentar fazer negócios e descobrir qual a próxima tendência.
Mesmo assim, para o CEO da Gramado Summit, o evento, que nasceu focado nas startups em estágio inicial, e que no passar dos anos se transformou, não quer perder a sua essência:
— Mesmo hoje que a maior parte das pessoas que circulam pelo evento tem negócios bem mais maduros, a gente ainda cria programas para tentar trazer empreendedores que ainda estão na fase da ideia, porque eu acho que tem um valor muito bonito nisso.
As conversas entre os potenciais investidores e as startups acontecem de diversas formas. No entanto, a grande maioria é no próprio contato durante a apresentação de ideias como expositoras do evento. Também há áreas de rodadas de investimento com agendamento de reuniões, além da já tradicional Batalha de Startups, que terá 20 empreendimentos. Nessa competição, o prêmio é um aporte de R$ 200 mil da aceleradora Ventiur, com possibilidade de chegar em até R$ 1 milhão por meio de co-investimento.
De olho nas oportunidades
As startups que estarão na Gramado Summit terão que se desdobrar e convencer que suas ideias são inovadoras, positivas e com potencial para se tornarem grandes negócios no futuro. Com experiência no mercado, Romero Rodrigues, estará pela primeira vez no evento da Região das Hortênsias representando a Headline, uma gestora de venture capital — empresa que aposta em startups —, integrada a XP Investimentos.
Há 25 anos Rodrigues investe e empreende em startups. Ele já esteve envolvido em mais de cem startups, 10 delas unicórnios — startups que ultrapassam 1 bilhão de dólares de valor de mercado. Em 1998, co-fundou o Buscapé, uma das primeiras startups do Brasil, em que foi CEO por 16 anos. Em 2009, Naspers — que é dona de iFood, OLX e Wechat — adquiriu o Buscapé por 374 milhões de dólares.
Essa será a primeira participação dele no evento de Gramado. Destacou, via assessoria de imprensa, que se houver algo que o impressione, pode ocorrer um "match" (casamento entre a ideia a oportunidade de investimento), e ele queira entender mais sobre o projeto. Todos os dias chegam diversas ideias para ele e sua equipe avaliarem. Rodrigues explica o que busca em eventos como esse:
— De uma forma simples, um time extremamente talentoso, resolvendo um problema importante de um grande mercado. O mais importante são sempre as pessoas.
Impacto econômico na região
Cerca de 15 mil pessoas são esperadas para a Gramado Summit, cinco mil a mais do que na edição do ano passado, sendo cerca de 70% de outros estados do Brasil. De acordo com levantamento do Convention & Visitors Bureau Região das Hortênsias, publicado pela colunista de GZH Marta Sfredo, o impacto econômico do evento na cidade deve alcançar os R$ 60 milhões.
O valor é resultado do cálculo de gasto diário de R$ 800 (hospedagem, alimentação e transporte local) por cinco dias — os três da Gramado Summit, mais o fim de semana. Mas estão fora dessa estimativa eventuais compras no comércio.
Para Marcus Rossi, o impacto econômico pode ser até superior aos R$ 60 milhões.
— A Gramado Summit é um evento que, hoje, representa tranquilamente cerca de R$ 100 milhões em impacto econômico para a região — projetou.
A organização disse que não há um cálculo de quantos negócios devem ser fechados durante a edição deste ano.
Mais de 400 palestrantes em três dias
Os mais de 400 palestrantes serão distribuídos em 10 trilhas de conteúdo, que têm suas programações de forma simultânea. São eles: palco principal, palco geek, palco hygia saúde, palco share (comunicação e marketing), palco startups, palco PUSH (carreira e empreendedorismo feminino) e palco negócios conscientes, além de estandes interativos com trilhas voltadas para e-commerce, governo e investimentos. Entre os palestrantes anunciados estão Mari Maria (influenciadora), Gilberto Silva (mentor de alta performance), Denílson (pentacampeão mundial), Romero Rodrigues (Headline), Natalia Beauty (NB Group), entre outros.
Entre os temas que serão abordados nas palestras estão o mercado digital, ESG, futuro das marcas, conteúdo e estratégia para empresas, desenvolvimento de carreira, liderança, inteligência artificial, experiência do cliente e inovação aberta, startups, games, saúde e cases de empreendedorismo.
Os ingressos para os três dais de evento custam R$ 2.190 e estão disponíveis no site do evento, assim como a lista com todos os palestrantes e a programação completa do evento.
Serviço
O quê: Gramado Summit
Quando: de 10 a 12 de abril
Onde: Centro de Eventos Serra Park — Rua Henrique Belotto, Vila Jardim, Gramado
Ingressos: disponíveis no site