No calendário das principais conferências de inovação do Brasil, a Gramado Summit chega à sétima edição, entre os dias 10 e 12 de abril. Conforme estimativa baseada em levantamento do Convention & Visitors Bureau Região das Hortênsias, o impacto econômico do evento na cidade alcança R$ 60 milhões.
O valor é resultado do cálculo de gasto diário de R$ 800 (hospedagem, alimentação e transporte local) por cinco dias - os três do Summit, mais o fim de semana, para as 15 mil pessoas esperadas neste ano. Realizada em Gramado desde sua criação, prevê 400 palestrantes em 10 trilhas de conteúdo e 500 empresas expositoras na feira de negócios.
Estão fora dessa estimativa eventuais compras no comércio da cidade - quem sai de Gramado sem levar ao menos um chocolatinho? - e os valores que resultam da feira para geração de negócios que faz parte do evento.
Participam grandes e pequenas empresas de diversas cidades do Brasil e, também, iniciativas da região, que acabam fechando parcerias e contratos de diversos valores. Conforme a organização do evento, 70% do público é de fora do Rio Grande do Sul.
— O impacto da Gramado Summit vai além do evento. Geramos um reflexo econômico significativo durante três dias, mas seguimos impactando durante o resto do ano — observa o CEO do evento, Marcus Rossi.
A Gramado Summit foi criada em 2017 por Rossi. A primeira edição, focou em exposição e conteúdo para startups em estágio inicial e reunindo um público de 700 pessoas. Ao longo dos anos, começou a prospectar empresas maiores para a feira de negócios e também um público mais amplo para o debate. No ano passado, recebeu 10 mil visitantes, 500 empresas expositoras na feira de negócios e cerca de 350 palestrantes nas áreas de conteúdo.