A exposição José Zugno - Um Semeador de Ideias a Serviço da Vida Agrícola chega ao Museu Municipal de Caxias do Sul para celebrar a vida e a obra do agrônomo, naturalista, professor e escritor José Zugno, que neste 2024 completaria 100 anos - ele faleceu em 2008. A mostra marca a reabertura do espaço após três meses em reforma e pode ser conferida até 10 de novembro (confira abaixo).
- O Museu Municipal é a antiga sede da prefeitura de Caxias e um espaço altamente significativo para sediar esta exposição. Foi ali que, em 1949, 75 anos atrás, José Zugno deu início à Diretoria de Fomento e Assistência Rural (DFAR), um serviço municipal de apoio aos agricultores que foi pioneiro em todo o Brasil, tornou-se referência e inspirou a instauração das secretarias de agricultura municipais no resto do país, bem como serviços de assistência técnica para os produtores rurais, como a Ascar/Emater - conta o jornalista Ricardo Zugno, idealizador da exposição e autor do livro A Palmeira Humana, sobre a trajetória do pai.
São 12 painéis temáticos, ricamente ilustrados por textos e imagens, pertencentes ao acervo pessoal da família e coletados ao longo de décadas. A exposição, que circulou por Galópolis, Forqueta e Fazenda Souza, além da Câmara de Vereadores e da Festa da Uva, marca os 70 anos da criação do Parque dos Macaquinhos e os 45 anos do início da Feira do Produtor Rural, duas obras encabeçadas por José Zugno.
INÍCIO NO MUSEU MUNICIPAL
O trabalho de José Zugno era considerado de tal excelência que lhe garantiu preferência para estar à frente da DFAR/Secretaria de Agricultura durante 26 anos, sob nove administrações, dos mais variados partidos.
No livro A Palmeira Humana – Memórias do Naturalista e escritor José Zugno (2019), o filho Ricardo Zugno relata como se deu o início de todo este trabalho:
“Dotado apenas de uma pequena mesa com duas cadeiras de palha, uma velha máquina de escrever sem escriturário, e um pequeno armário, o Fomento Agrícola instalou-se inicialmente num cubículo, debaixo da escada da antiga sede da Prefeitura, na Rua Visconde de Pelotas (atual Museu Municipal), passagem obrigatória do prefeito para o pátio interno. Certa vez, José Zugno recebeu de um funcionário do alto escalão observações irônicas sobre a precariedade do local: – Mas isto é local que se preze para uma diretoria? O novo diretor respondeu prontamente: – Meu escritório não é aqui, é no município todo!”.
O JEEP
Conforme Ricardo, no início, seu José Zugno contava apenas com um “Jeep” velho, um motorista e um vacinador, que era também parteiro de vacas. O próprio diretor, repartindo o “Jeep” com o vacinador de gado, Sílvio Mondin, iniciou o contato diário com os agricultores.
AGENDE-SE
O quê: exposição José Zugno - Um Semeador de Ideias a Serviço da Vida Agrícola.
Quando: de terça a domingo, das 10h às 16h.
Onde: Museu Municipal de Caxias do Sul (Rua Visconde de Pelotas, 786 - Caxias do Sul).
Quanto: entrada franca. Agendamentos para grupos pelo e-mail educativomm@caxias.gov.br ou fone (54) 3221 2423.