Detalhadas na exposição José Zugno - Um Semeador de Ideias a Serviço da Vida Agrícola – que abre nesta terça (21), no Instituto Hércules Galló –, as iniciativas e ações do engenheiro agrônomo deixaram um vasto legado para Caxias do Sul, tanto no meio rural como urbano. Mais do que uma agricultura técnica, seu Zugno fomentou uma nova cultura de valorização da atividade do agricultor e do meio rural.
Essa estreita e amistosa relação de Zugno com os produtores pode ser medida pelas milhares de cartas enviadas à redação do jornal Correio Riograndense, onde o engenheiro assinou, por mais de 50 anos, a coluna Vida Agrícola. Entre elas, destacamos a missiva enviada pelo senhor M.S. Rigon em 11 de junho de 1953.
Nela, o morador de Galópolis, ainda indeciso, pede conselhos sobre qual a melhor cultura para investir em uma plantação: a batatinha ou o alho. Conforme vemos nas reproduções ao lado, Zugno retornava prontamente, inclusive anotando no papel como “respondido”.
Nos distritos
Outro marco da trajetória de José Zugno (1924-2008) e da Diretoria de Fomento e Assistência Rural, surgida em 1949, foram as exposições de produtos agrícolas realizadas nos antigos distritos – Santa Lúcia do Piaí, Vila Seca, Criúva, Fazenda Souza, Vila Oliva, Ana Rech, Forqueta e Galópolis –, conforme destacamos na coluna de sábado.
Os resultados positivos dessa iniciativa marcaram o início da diversificação de culturas e a qualificação técnica dos agricultores. Em resumo: para os produtores, representou melhorias na qualidade de vida e valorização de sua atividade. Para os agrônomos, tornou-se terra fértil ao propósito da profissão de produzir alimentos. Para a população urbana, significou o acesso a alimentos mais diversificados e mais baratos.
Agende-se
O quê: exposição “José Zugno - Um semeador de ideias a serviço da vida agrícola”
Quando: visitação de 21 de setembro a 30 de outubro. De terça a sábado, das 13h30min às 17h30min
Onde: Instituto Hércules Galló (Casa 1), em Galópolis
Quanto: entrada franca
Leia mais
José Zugno e o início da Feira do Agricultor em 1979
José Zugno: Caxias antiga em clima de primavera
José Zugno e o Horto Municipal nos anos 1960
Manuel Martins: o jardineiro do antigo Horto Municipal
Chico Jardineiro: a trajetória de Francisco Maldonado Rodrigues
Jimmy Rodrigues e a antiga praça das rosas
Raridade: vídeo traz imagens das roseiras e da praça em 1957
Você é um morador raiz do bairro Rio Branco? Teste seus conhecimentos
Imagens e histórias recuperadas no Museu dos Capuchinhos
Bairro Rio Branco: o Convento Imaculada Conceição em 1954
Freis Capuchinhos no Seminário Nossa Senhora Aparecida em 1939