O espaço para o lançamento da exposição e do livro alusivos à trajetória do engenheiro agrônomo José Zugno (1924-2008) não poderia ser mais simbólico. A sala do atual Museu dos Capuchinhos integrava a antiga redação do semanário Correio Riograndense, onde Zugno semanalmente sentava-se para redigir a coluna Vida Agrícola, escrita por ele durante mais de 50 anos – e responsável por tirar dúvidas dos colonos e auxiliar o desenvolvimento do meio rural em centenas de cidades onde chegava o jornal.
É lá que hoje, a partir das 18h30min desta quarta (27), o público poderá não apenas adquirir o livro escrito pelo filho Ricardo Zugno, mas também adentrar no universo particular e, ao mesmo tempo, mágico de "seu Zugno". Desenhos de flores e plantas, anotações caseiras, álbuns de selos, moedas, cédulas, cartas de antigos leitores, uma coleção de conchas, um microscópio, dezenas de fotografias, enfim, um acervo que expõe a paixão de seu protagonista pela natureza e pela agricultura ao longo de mais de 80 anos.
Não por acaso, vários hortifrutis doados por produtores locais vão compor o cenário desta noite, tal como nas exposições de produtos agrícolas realizadas nos distritos de Caxias na década de 1960. O destaque, porém, deve ficar com o "roseiral" montado próximo ao conjunto de imagens do antigo Horto Municipal, onde Zugno cultivava as dezenas de espécies que abasteciam as praças e parques da cidade, em especial a Praça Dante.
Uma lembrança colorida e perfumada que os visitantes também poderão levar para casa...
Leia mais:
José Zugno e o início da Feira do Agricultor em 1979
José Zugno: Santa Lúcia do Piaí e a exposição de produtos agrícolas de 1965
José Zugno: Caxias antiga em clima de primavera
José Zugno e o Horto Municipal nos anos 1960
Manuel Martins: o jardineiro do antigo Horto Municipal
Datas especiais
O lançamento do livro e da exposição acontece no ano que marca os 70 anos da criação da Divisão de Fomento e Assistência Rural, em 1949 – órgão que deu origem a atual Secretaria da Agricultura – e os 40 anos da Associação dos Engenheiros Agrônomos da Encosta Superior do Nordeste (Aeane), da qual José Zugno foi membro-fundador.
Pontua também as quatro décadas do início da Feira do Agricultor, criada por Zugno em 1979 e cujo aniversário foi celebrado no último sábado (23).
Leia mais:
Chico Jardineiro: a trajetória de Francisco Maldonado Rodrigues
Jimmy Rodrigues e a antiga praça das rosas
Raridade: vídeo traz imagens das roseiras e da praça em 1957
Agende-se
:: O que: lançamento do livro "A Palmeira Humana - Memórias do Naturalista e Escritor José Zugno", do autor Ricardo Tando Zugno, e abertura da exposição "Memórias e Coleções do Naturalista José Zugno". Na ocasião também ocorre o lançamento da 5ª edição da revista Le Musée, publicação anual do Museu dos Capuchinhos
:: Quando: hoje, às 18h30min. A exposição permanece aberta à visitação até abril de 2020
:: Onde: Museu dos Freis Capuchinhos - MusCap (Rua General Mallet, 33-A, bairro Rio Branco - Caxias do Sul)
:: Quanto: entrada franca. O livro custa R$ 60, mas será vendido com 20% de desconto no lançamento (R$ 48)