Idealizada pelo engenheiro agrônomo José Zugno em 1979, a Feira do Agricultor movimentou a Rua Hércules Galló, no trecho próximo ao Estádio Alfredo Jaconi, durante boa parte da década de 1980. Um breve recorte desse período integra a exposição virtual Administração Pública Municipal em 35mm: período 1983-1988, disponível no site do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami.
A mostra traz uma seleção de negativos flexíveis abrangendo ações da segunda gestão do prefeito Victório Trez nas áreas da educação e saúde, obras, eventos políticos e manifestações culturais.
Entram aí, além de registros da feira no ano de 1983 (foto ao lado), apresentações de CTGs nos Pavilhões da Festa da Uva, também em 1983; a entrega da chave da cidade ao Rei Momo Carlos Humberto Farina, em fevereiro de 1984; a inauguração da cancha de esportes da Escola Catulo da Paixão Cearense, em 1986; as obras no Cemitério Público Municipal e no Museu Ambiência Casa de Pedra, em 1987; e o lançamento da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, com o personagem "Zé Gotinha, em 1988, entre outros eventos.
O início
A primeira edição da Feira do Agricultor ocorreu em 23 de novembro de 1979, com pequeno público e não mais do que nove feirantes – dos 50 que haviam se inscrito. Responsável pela iniciativa, José Zugno (1924-2008) profetizou em seu discurso: "A feira começa pequena como convém às coisas que pretendem crescer e se tornar permanentes".
Dito e feito. Em poucos meses, eram cinco feiras, uma por dia em locais diferentes, funcionando das 6h às 9h e oferecendo produtos frescos e até 150% mais baratos do que os preços praticados no comércio em geral – aumentando os ganhos dos agricultores com a venda direta e à vista. Um ano depois, em 1980, já eram 70 produtores participantes, inclusive de municípios vizinhos.
Para conferir
A exposição virtual mescla registros dos fotógrafos Antônio Carlos Galvão e Mário André Coelho de Souza e está disponível neste endereço.
Leia mais
Chico Jardineiro: a trajetória de Francisco Maldonado Rodrigues
Jimmy Rodrigues e a antiga praça das rosas
Raridade: vídeo traz imagens das roseiras e da praça em 1957
Jardins da Praça Dante Alighieri nos anos 1950
O Horto Municipal na década de 1960 Bairro Rio Branco: o Convento Imaculada Conceição em 1954 Freis Capuchinhos no Seminário Nossa Senhora Aparecida em 1939
Pisando em uvas na Praça Dante Alighieri
Praça Dante e as pedras portuguesas: a trajetória de José Barbosa de Oliveira