Em cartaz até o dia 31 de agosto, na Galeria de Arte da Casa da Cultura, a exposição “Seu Valter - Humanidade e Sucesso” é provavelmente o resgate mais significativo e abrangente da trajetória do empresário Valter Gomes Pinto (1932-2013).
Mesclada ao lançamento do livro homônimo, ocorrido no início do mês, a mostra interativa aproxima ainda mais seu protagonista da comunidade com quem conviveu e pela qual trabalhou desde sua chegada a Caxias, em 1964, para atuar na Marcopolo.
A exposição chama a atenção, também, pelos objetos colecionados por seu Valter ao longo da vida: canetas, gravatas, caixas de fósforo, chapéus, relógios e diversos outros itens da memorabilia particular do empresário, administrada pela filha única, a pedagoga Viviane Pinto Bado.
Pegando carona nessa extensa homenagem, selecionamos aqui alguns registros do acervo familiar e que, agora, compõem o livro e o site temático - um trabalho que carrega um pouco da história de todos que conheceram, trabalharam e conviveram com “Seu Valter”.
Agradecimento especial a Viviane Pinto Bado e Therezinha Gomes Pinto.
Programe-se:
- O quê: exposição Seu Valter, Humanidade e Sucesso, com curadoria de Véra Stedile Zattera, e livro homônimo (Editora São Miguel, 254 páginas).
- Quando: visitação até 31 de agosto. Segunda a sexta, das 8h às 18h. Sábados, das 10h às 16h.
- Onde: Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, da Casa da Cultura (Rua Dr. Montaury, 1.333 - Caxias do Sul). Passeio virtual neste link.
O conteúdo
Além dos objetos particulares de Valter Gomes Pinto, a exposição conta com pinturas de Vasco Machado e Antonio Giacomin e fotografias de Paquito Herrera. O visitante também poderá acessar um totem interativo, que permite saber mais sobre as viagens de Valter pelo mundo e explorar uma “árvore da vida”, montada em um ambiente de instalação, com efeitos de luz e som.
A publicação estará à venda durante o período da exposição, no formato ‘pague o quanto achar justo”, por meio de Pix. O valor arrecadado será revertido para o Centro Assistencial Vitória, entidade coordenada pela filha Viviane Pinto Bado, na foto abaixo, em 1978, junto a um ônibus Marcopolo.
Registro curioso
Entre dezenas de fotografias antigas do acervo de seu Valter Gomes Pinto, destacamos uma selecionada pela filha Viviane devido à sua curiosa história. Trata-se de um registro de Valter e alguns colegas do quartel em 21 de julho de 1951, quando ele tinha 19 anos. Por causa dessa foto, o grupo quase foi preso por oito dias, pois não podia "desfilar" à paisana, conforme descrito pelo próprio Valter no verso da foto. Na imagem estão Juarez (217), Gandon (160), Valter (237), Vassian (210), Goulart (307) e Deleny (202).