Famílias, amigos e a equipe envolvida na preparação do livro e da exposição em tributo a Valter Gomes Pinto são unânimes ao afirmar: tal homenagem jamais seria feita em vida ao homem que gostava de atuar nos bastidores, longe dos holofotes e da publicidade para suas muitas ações em prol de pessoas e da comunidade caxiense. Falecido em 2013, aos 81 anos, o executivo da Marcopolo recebe, no mês que marca os oito anos de sua partida, um reconhecimento à altura do seu legado para a cidade, para as pessoas e para a empresa que ajudou a tornar uma gigante no ramo metalúrgico.
A apresentação para a imprensa de “Seu Valter, Humanidade e Sucesso” ocorreu na manhã de ontem, no auditório do centro comercial W Tower. O livro e a exposição homônima, que serão lançados nos próximos dias 4 e 5, na Galeria Gerd Bornheim, foram capitaneados pela pesquisadora Véra Stedile Zattera.
Enquanto a obra celebra a memória do passo-fundense embasada por mais de 100 depoimentos, a mostra promete chamar a atenção principalmente pelas coleções: o público poderá conferir canetas, gravatas, caixas de fósforo, chapéus, relógios e outros itens da memorabilia particular de “seu Valter”, agora administrada pela filha única, a pedagoga Viviane Maria Pinto Bado.
– Como meu pai falava, a gente não faz nada sozinho. Esse processo começa pela Véra, que já tinha atendido ao chamado do meu pai para contar outras histórias da família, passa por uma equipe de pesquisa muito afinada e chega às dezenas de amigos que deram seu depoimento, pois todos carregavam consigo alguma parte da história do meu pai. Foi um trabalho feito com muito carinho ao longo dos últimos dois anos – relata Viviane.
Um dos grandes desafios do projeto, segundo o genro de Valter, Luciano Bado, foi dar conta das muitas facetas do empresário, que também era um filantropo e se envolvia diretamente em entidades de classe, como a CIC, e a Festa da Uva.
– Eu sempre tive a sensação de que seu Valter não era uma pessoa apenas, mas sim 10 ou 11. Era incrível ver o quanto ela dividia suas atenções a inúmeras frentes, sem nunca estar ocupado demais para alguma demanda. Eu trabalho talvez 10% do que ele trabalhava e estou sempre ocupado – diverte-se Luciano.
Além dos objetos particulares, a mostra irá contar com pinturas de Vasco Machado e Antonio Giacomin e fotografias de Paquito Herrera. O visitante também poderá acessar um totem interativo, que permitirá saber mais sobre as viagens de Valter pelo mundo e explorar uma “árvore da vida”, montada em um ambiente de instalação, com efeitos de luz e som.
O livro estará à venda durante o período da exposição, no formato ‘pague o quanto achar justo”, através de Pix. O valor arrecadado será revertido para o Centro Assistencial Vitória, entidade coordenada por Viviane Bado.
Serviço
O quê: exposição “Seu Valter, Humanidade e Sucesso”, com curadoria de Véra Stedile Zattera, e livro homônimo (editora São Miguel, 254 páginas).
Quando: abertura dias 4 e 5 de agosto e visitação até 31 de agosto.
Onde: Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, em Caxias do Sul.