A menos de dois meses do aniversário de 45 anos do Estádio Alfredo Jaconi, inaugurado em 23 de março de 1975, recordamos de parte da história de sua construção — iniciada cerca de três anos antes. No final de 1971, em crise, Esporte Clube Juventude e Grêmio Esportivo Flamengo (SER Caxias) uniram os departamentos de futebol, fundando a Associação Caxias de Futebol, com as cores preta e branca – os clubes e seus patrimônios, porém, permaneceram independentes.
Por volta de 1972, o então presidente do Juventude, Willy Sanvitto, aproveitou a trégua para dar início à construção do novo Estádio Alfredo Jaconi, no mesmo local onde existia o primeiro campo da agremiação – a lendária Quinta dos Pinheiros. Autor dos livros Assim na Terra como no Céu e Juventude: Paixão e Glória, sobre a trajetória do clube, o médico Francisco Michielin detalhou aquele período de transição:
"O velho pavilhão de madeira adornada, que fora uma luta e um sonho de tantos anos e tantas administrações, até que finalmente foi levantado e parecia imponente com seus arabescos na tribuna de honra, estava agora conhecendo sua aposentadoria. Servira de plateia, orgulhosamente, durante 25 anos. Mas encontrava-se decrépito, apodrecido e muito acanhado para acolher a grande torcida esmeraldina da década de 1970. Uma por uma, as madeiras foram tombando…"
Leia mais:
Francisco Michielin lança livro sobre os primeiros 100 anos do Esporte Clube Juventude
Francisco Michielin na pulsação literária
A construção do Estádio Alfredo Jaconi
A inauguração do Estádio Alfredo Jaconi em 1975
Despedida em 1974
A foto acima, disponibilizada pelo médico e escritor Francisco Michielin, fornece um comparativo do passado e do presente do Jaconi. Michielin escreve:
"O antigo e saudoso pavilhão de madeira do Esporte Clube Juventude começa a se despedir, já com o gigante de cimento armado o enfeixando em suas costas. Era só o começo da obra, e já era possível perceber a diferença de tamanho das duas estruturas. A primeira, de 1946, a segunda, em 1974, para conclusão em 1975. Ao fundo, a cidade crescia lentamente…"
Abaixo, o antigo pavilhão, em meados dos anos 1950.
Leia mais:
Francisco Michielin e uma homenagem ao Esporte Clube Juventude (I)
Francisco Michielin e as equipes de 1948, 1952 e 1954
A estreia
Após três anos em obras, a inauguração do novo Estádio Alfredo Jaconi deu-se durante a Festa da Uva que celebrava os 100 anos da imigração italiana. Naquele 23 de março de 1975, o amistoso contra o Flamengo, do Rio de Janeiro, terminou em 0 a 0. O público? Cerca de 25 mil torcedores.
Leia mais:
Um jogo de futebol e três locutores no telhado em 1948
Esporte Clube Floriano em 1956
Veteranos do Esporte Clube Floriano em 1972
Juventus: o tricampeonato varzeano em 1954
Ídolo do clube
De 1919 a 1954, o campo era conhecido como Quinta dos Pinheiros. Reformado em 1954, passou a ser chamado de Alfredo Jaconi em homenagem a um dos grandes ídolos do clube. Alfredo Jaconi, falecido em 1952, foi jogador, técnico e dirigente nas décadas de 1920, 1930 e 1940.