O Horto Municipal e as antigas rosas da Praça Dante Alighieri volta e meia dão as caras na coluna Memória. E neste início de primavera, "novos" registros garimpados no acervo da família do engenheiro agrônomo José Zugno nos transportam às décadas de 1950, 1960 e 1970. Era a época em que Zugno atuava como engenheiro agrônomo do Município e ministrava aulas de Botânica na Escola Normal Duque de Caxias, nos colégios São Carlos e São José e na antiga Faculdade de Filosofia.
Titular da Diretoria de Fomento e Assistência Rural da prefeitura a partir de 1949, Zugno fez da área do horto, junto às represas do sistema Dal Bó (atual Jardim Botânico), um campo de experimentação e ensino. Sua rotina incluía também levar grupos de estudantes para conhecer as diversas espécies, cultivadas por jardineiros como Manuel Martins, o seu Manuelzinho, morador do Horto Municipal por cerca de três décadas.
Leia mais:
O Horto Municipal nos anos 1960
Manuel Martins: o jardineiro do antigo Horto Municipal
Chico Jardineiro: a trajetória de Francisco Maldonado Rodrigues
Jimmy Rodrigues e a antiga praça das rosas
José Zugno e os primórdios da Feira do Agricultor em 1979
Memória
Caxias antiga em clima de primavera
Graças ao trabalho do engenheiro agrônomo José Zugno e do cultivo de várias espécies no Horto Municipal, rosas deixavam a cidade mais colorida e perfumada nos anos 1950, 1960 e 1970
Rodrigo Lopes
Enviar email