Ela teve seu nome eternizado na área da educação pública em Caxias do Sul. Professora, orientadora de ensino, diretora da instrução, responsável pela construção e reforma de escolas isoladas pelo interior, monitora da situação da rede municipal nos distritos, ativista na comissão que fundou o Museu Municipal e a Biblioteca Pública, em 1947; integrante da Academia Caxiense de Letras, uma das mentoras do Instituto de Educação Municipal de Surdos, surgido em 1960; presidente e supervisora da Comai a partir de 1963 - não foram poucas as frentes de atuação de dona Ester Troian Benvenutti (1916-1983).
Não por acaso, o vanguardismo e a postura de liderança levaram-na a concorrer, se eleger e assumir como a primeira vereadora de Caxias do Sul, numa época em que pouquíssimas mulheres cogitavam exercer cargos políticos.
Foi no pleito de 8 de novembro de 1959, quando, aos 43 anos, dona Ester foi a mais votada de sua sigla, o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), com 1.068 votos - ficando à frente de colegas como Pedro Simon, Raymundo Pessini, Renan Falcão de Azevedo, Júlio Costamilan e Pedro Olavo Hoffmann.
CANETA PARKER
Nas imagens desta página vemos alguns flagrantes da homenagem à dona Ester feita pelo Magistério Municipal e por colegas da prefeitura em 16 de dezembro de 1959, logo após ela ser eleita vereadora para a legislatura 1960-1963.
O evento contou com a presença do prefeito Bernardino Conte; do então futuro Diretor de Instrução,o radialista e professor Nestor José Gollo; de dona Serenita Adami Giazzon e da mãe de dona Ester, senhora Angelina Corso Troian.
A solenidade foi destacada em uma matéria publicada pelo Pioneiro em 25 de dezembro de 1959, conforme texto original abaixo:
“No dia 16 do corrente, no Salão Nobre da Municipalidade (o prédio do atual Museu Municipal), os professores e funcionários prestaram significativa homenagem a dona Ester Troian Benvenutti, diretora da Instrução Pública, pela sua eleição à Câmara Municipal de Vereadores. Dona Ester foi presenteada com uma fina caneta Parker, com a qual deverá assinar o termo de posse e compromisso. No ato, falaram o senhor Antonio Barroso Filho e o professor Reinaldo Bolzoni, tendo a seguir agradecido a homenageada. Também fez uso da palavra o sr. prefeito municipal”.
A saber: presidente da Câmara de Vereadores em 1959, Bernardino Conte assumiu como prefeito após a renúncia de Rubem Bento Alves. Conte permaneceu à frente da administração municipal de 1º de abril a 31 de dezembro de 1959. Armando Biazus assumiu em 1960.
Nestor Gollo assume a Instrução Pública
A mudança na coordenação da Instrução Pública do Município a partir da posse de dona Ester no Legislativo também foi destacada pelo Pioneiro. Edição de 9 de janeiro de 1960 detalhou aquele processo:
“Terça-feira última assumiu a direção da Diretoria de Instrução Municipal o professor Nestor José Gollo, convidado pelo sr. Armando Biazus, prefeito municipal. Na mesma data, exonerou-se do cargo a exma. sra. Ester Troian Benvenutti, que vinha exercendo havia 15 anos aproximadamente aquelas funções. Deve-se tal exoneração ao fato de dona Ester, por imperativo constitucional, ter de abandonar aquele cargo para assumir sua cadeira na Câmara Municipal de Vereadores. Segundo colhemos, o afastamento de dona Ester não será total. Por enquanto, prossegue desempenhando as funções de orientadora do ensino municipal”.
A saber: dona Ester atuou na Câmara de Vereadores até 1963, tendo sido eleita secretária e vice-presidente da Casa. Naquele mesmo ano, assumiu a direção da Escola Normal Duque de Caxias. Também foi destaque em “Assistência Social” por três anos consecutivos (1964,1965 e 1966), muito em função do trabalho à frente da Comissão Municipal de Amparo à Infância (Comai) e do atendimento aos menores carentes.
Dona Ester faleceu em 17 de outubro de 1983, aos 67 anos.
ÁLBUM PÚBLICO
As imagens desta página integram o “Álbum Fotográfico do Ensino Municipal da Administração Rubem Bento Alves (1957-1960)”, integrante do acervo do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami. O conteúdo completo, trazendo registros das inaugurações e reformas de diversas escolas pelo interior do município naquele período, pode ser acessado no endereço arquivomunicipal.caxias.rs.gov.br.
PARCERIA
Com informações do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami e dos livros “Nossas Mulheres…”, de Maria Abel Machado e Leonor Aguzzoli; e “Os Poderes Fazem História”, de Guiomar Chies.