Parceiro constante da coluna Memória, o Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami lança hoje, a partir das 10h, o site da instituição (confira detalhes no quadro abaixo). A iniciativa integra a programação da 5ª Semana Nacional de Arquivos, que segue até sexta-feira (11) com uma série de atividades online.
O lançamento tem por objetivo estreitar os laços entre a instituição, os pesquisadores e a comunidade em geral.
- Também busca proporcionar agilidade no atendimento às solicitações de pesquisa e ampliar o acesso às fontes catalogadas no acervo, por intermédio de textos explicativos, vídeos, exposições virtuais e um canal de comunicação com a rede social - destaca Catiuscia Xavier, gerente da instituição.
Suely Bascú e dona Marianinha de Queiroz
Por meio do portal também será possível conferir a exposição “Fontes e memórias: olhares sobre a educação em Caxias do Sul”, destacando o processo educacional desde os primórdios da imigração, em 1875, até a metade do século 20. As postagens, atualizadas diariamente até sexta (11), são organizadas por temas, a partir de documentos oficiais, fotografias e depoimentos orais que constituem o acervo do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami.
A coluna antecipa um pouco de todo esse conteúdo. Na imagem acima, uma das professoras mais lembradas de Caxias, em especial dos moradores do bairro Santa Catarina. Falamos de dona Suely Bascú, aqui com seus alunos no lendário casarão de madeira da Rua Matteo Gianella, em 1930.
A partir da esquerda, sentados, estão o inspetor escolar Firmino Bonet, a jovem Suely, o inspetor do Município, Santo Ceroni; e Olinto Schmit. Na foto abaixo, a professora Marianinha de Queiroz e seus alunos durante uma aula na Escola Elementar José Bonifácio, também em 1930.
Por fim, três registros referentes à educação no interior na década de 1940, infelizmente sem a identificação das professoras. Caso você tenha mais informações, entre em contato pelo e-mail do alto da página.
Agende-se
- O que: lançamento da exposição virtual “Fontes e memórias: olhares sobre a educação em Caxias do Sul”. Postagem de um painel por dia, entre 7 e 11 de junho, dentro da programação da 5ª Semana Nacional de Arquivos
- Quando: nesta segunda (7), a partir das 10h, juntamente com o lançamento do site do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami
- Acesse: https://sites.google.com/view/arquivohistoricojsa
Histórias e heranças
O Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami também participa, a partir de hoje, da exposição virtual "Caminhos dos Arquivos: nossas histórias, nossas heranças".
A atração permite ao visitante conhecer algumas instituições responsáveis pela preservação dos registros documentais que configuram a memória do Rio Grande do Sul. Acesse: https://www.caminhosdosarquivos.com/.
Programação
A 5ª edição da Semana Nacional de Arquivos tem como tema “Empoderando Arquivos”. Em função da pandemia, a programação ocorre apenas de forma virtual, nas plataformas das instituições participantes. Acesse http://semanadearquivos.an.gov.br.
Acervo digital
O Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami há anos vem trabalhando na modernização de seu acervo, seja no registro e descrição dos documentos, seja digitalizando documentos com o propósito de preservar e disseminar o acesso às informações.
No período 2008-2016, além da base de dados própria, as consultas no acervo da instituição passaram a ser oferecidas também na modalidade online, viabilizada por meio de parcerias com a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul (Centro de Memória) e com a Biblioteca Nacional e seus respectivos sites, onde foram indexadas as coleções de jornais editados na cidade.
Também por meio do AtoM do Município de Caxias do Sul, plataforma de pesquisa digital própria onde estão disponíveis os documentos integrantes da Unidade Arquivo Público, mantenedora do acervo produzido pela Administração Pública. O conteúdo pode ser acessado em arquivomunicipal.caxias.rs.gov.br.