Além de destacar detalhes de prédios históricos como o antigo Hospital Carbone, a Vinícola Luiz Michielon e o Orfanato Santa Terezinha (Madre Imilda), o calendário 2021 do bairro Lourdes traz várias imagens aéreas que permitem fazer um comparativo de sua evolução ao longo do século 20.
Uma das mais curiosas, que acompanha a folhinha do mês de novembro, destaca a Rua Humberto de Campos (antiga Rua Gauchinha) por volta de 1943 – 22 anos antes do surgimento da famosa escadaria ligando a Rua Pinheiro Machado à Av. Júlio de Castilhos, em 1965 (foto acima). O local onde o casal repousa nivela com o alto da escadaria, de onde era possível ver parte do atual prédio do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami (à esquerda).
Curiosidade 1: neste prédio funcionaram dois estabelecimentos marcantes de Caxias na primeira metade do século 20: a Casa de Negócios de Vicente Rovea e o Hospital Beneficente Santo Antônio, também conhecido como a Casa de Saúde do Dr. Carbone ou apenas Hospital Carbone.
Curiosidade 2: é exatamente neste prédio que estão salvaguardadas todas as imagens integrantes do calendário 2021 de Lourdes, além de milhares e milhares de outras que registram a história da cidade desde 1875. Confira abaixo.
Como adquirir
O calendário é uma parceria entre a Plug Ideias em Comunicação e a Sala de Fotografia. A distribuição gratuita é feita pelas empresas apoiadoras. Uma pequena quantidade está sendo vendida a R$ 10, com parte deste valor doado à Paróquia de Lourdes.
:: Onde comprar: Banca e Bazar Bittencourt e Moraes (em frente ao estacionamento da Igreja de Lourdes) e Sala de Fotografia (Ed. Estrela, 17º andar, sala 177). Informações: (54) 99965.0115.