Estrada Federal Getúlio Vargas, BR-116, Avenida Presidente Vargas. Dependendo do trecho (Galópolis, São Marcos, Nova Petrópolis, Vacaria) ou da idade do morador, a rodovia mais emblemática de Caxias do Sul costuma ser identificada por todos esses nomes. E sua história está atrelada a um pórtico que nem sempre costuma receber a devida atenção entre os pontos turísticos da cidade.
Falamos da estrutura de pedra localizada no início da Avenida Júlio de Castilhos, em Lourdes. O então chamado "cartão de visitas da Metrópole do Vinho" surgiu à época da entrega do trecho Porto Alegre-Caxias do Sul, em 9 de novembro de 1941, quando Lourdes ainda era um arrabalde distante e pouco povoado.
Leia mais:
Primórdios da BR-116 nos anos 1950
Getúlio Vargas e o inseparável guardião Gregório Fortunato
Festa da Uva: um novo pavilhão surge em 1954
Obra do mestre canteiro José Zambon, o monumento em alvenaria e basalto destaca o período de construção e o nome do presidente da República, em dizeres que acompanham a estrutura em semi-círculo: "1938 – Estrada Getúlio Vargas – 1941". Posteriormente, em 24 de agosto de 1955, um ano após o suicídio de Vargas, o espaço recebeu o busto em bronze do ex-presidente — uma espécie de homenagem da cidade ao mentor da estrada responsável por acelerar o desenvolvimento econômico da região.
Nas imagens desta página, alguns momentos do pórtico ao longo das décadas. A estrutura faz conjunto com outros dois endereços históricos daquele ponto: a Praça Vestibular Abramo Eberle, onde situa-se o busto do empresário (inaugurado em 1946); e o Monumento Nacional ao Imigrante, descerrrado pelo próprio Getúlio na Festa da Uva de 1954.
Nas fotos abaixo percebe-se também a antiga fonte que existia no centro da estrutura, onde posteriormente foi instalada a herma de Getúlio Vargas.
Leia mais:
Primórdios da Igreja de Lourdes
Lourdes, Zona Caipora e Bairro Guarani
Cripta do Santo Sepulcro na década de 1930
Zambelli & Locatelli: os detalhes do interior da Igreja do Santo Sepulcro
Memórias da Júlio: as histórias que rondam o velho casarão ao lado do Santo Sepulcro
As inscrições
Na placa frontal do busto, em bronze, constam as inscrições: "Ao presidente Getúlio Dorneles Vargas, homenagem do povo caxiense 24-8-1955". Abaixo dela havia um laço, também em bronze, mas furtado há tempos.
Na parte traseira, em outra placa — furtada, reposta em 2012 e novamente furtada — constavam: "Comissão Organizadora da Homenagem ao Presidente Getúlio Vargas. Presidente: Olavo Hoffman. Vice-Presidente: Evangelista Costa Pires. Secretário: Agenor da Silva. Segundo Secretário: Carlino Facchin. Tesoureiro: Vergílio Antonio Merlo. Segundo Tesoureiro: Ismael Rangel de Castilhos. Membros do Conselho: Vercidino A. Souza, Julio Kuhn, Alzerino Hoffman, Jacinto Cechett, Abilio Webber, João A. de Andrade, Francelino de Lima, Godofredo Costa, Primo Adami, Adelia Vencatto e Nair Peccin".
Leia mais:
Dante Marcucci: um busto e uma polêmica
A cidade de Dante Marcucci nos anos 1930 e 1940
Busto de Dante Alighieri, um ícone da praça desde 1914
Busto de Dante completa um século na praça
Hospital Pompéia: inauguração do busto de Dom José Barea em 1966
Estátua da Liberdade, um ícone da Praça Dante desde 1922