A inauguração do Hospital Nossa Senhora de Fátima foi um dos grandes acontecimentos de 1957 em Caxias do Sul. E a solenidade de 9 de março daquele ano serviu também para uma série de homenagens a três nomes que contribuíram para o desenvolvimento da área da saúde do município: o empresário Orestes Manfro e os médicos Felix Spinato e Romulo Carbone.
Matéria especial publicada pelo Pioneiro em 16 de março de 1957 destacou:
“Como parte ainda das solenidades alusivas à inauguração do Hospital Nossa Senhora de Fátima foram descerradas as fotografias do senhor Orestes Manfro, na entrada do Hospital, pela senhora Filomena Manfro Ramos (esposa de Virvi), falando na ocasião o senhor Américo Ribeiro Mendes, relembrando dotes morais, virtudes e aspectos da vida do saudoso homenageado. A seguir, a senhora Zilá Spinato Ribeiro descerrou a fotografia do doutor Felix Spinato, no Pavilhão da Maternidade, fazendo uso da palavra o doutor Julio Rosa Cruz, Juiz de Direito da Comarca de Caxias do Sul. Finalizando, o Dr. Virvi Ramos efetuou o descerramento da fotografia do doutor Romulo Carbone, que disse da satisfação e da homenagem prestada aquele grande facultativo e amigo de Caxias. Na ocasião, o dr. Carbone, vivamente emocionado, agradeceu a homenagem com palavras repassadas de sentimentalismo, desejando aos idealizadores da grandiosa obra votos de puro êxito”.
É desse momento a foto acima, com Carbone ladeado pelo radialista e professor Nestor Gollo e pelo colega médico Virvi Ramos, idealizador e diretor do hospital - juntamente com a senhora Clelia Manfro, o major Itacir Rosa Cruz e os doutores Rubens Ramos, Giovani Scavino e Germano Pezzi.
Romulo Carbone faleceu apenas quatro anos depois, em 2 de dezembro de 1961, em Porto Alegre. Ele tinha 82 anos.
Leia mais
Romulo Carbone, um aniversário para recordar
Um relicário para Lucia Carbone
Arquivo Histórico Municipal, um casarão para a história
O nome
Em 2009, a Associação Cultural e Científica Nossa Senhora de Fátima, em homenagem a seu fundador, passou a se chamar Associação Cultural e Científica Virvi Ramos. Com isso, o centro de saúde, também conhecido como “o hospital do dr. Virvi”, também passou a levar seu nome.
Nascido no distrito de Juá, em São Francisco de Paula, em 1917, Virvi Ramos faleceu em dezembro de 2007, aos 90 anos.
Leia mais
Virvi Ramos e uma homenagem nos 50 anos do curso de Medicina da UCS
Homenagem aos fundadores da UCS, em 1967
UCS: calouros, bixos e lembranças de antigos vestibulares
Elyr Ramos Rodrigues e Aldo Locatelli: um retrato em 1952
Hospital Saúde: um prédio com vocação para hospedar e ensinar
Um almoço no Caxias Hotel em 1947