Casa de Negócio de Vicente Rovea, Hospital Beneficente Santo Antônio, Hospital do doutor Carbone, velho Carbone… São várias as referências que identificam o famoso prédio da esquina da Av. Júlio de Castilhos com a Rua Humberto de Campos (outrora Gauchinha), no bairro de Lourdes.
Neste 2019, quando são recordados os 40 anos do início da campanha de preservação do imóvel, em 1979, e os 20 de sua ocupação definitiva pelo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, em 1999, um encontro protagonizado por diversos personagens dessa história ocupa novamente as dependências do "casarão rosa".
Será nesta segunda (9), a partir das 19h, com a presença do historiador Juventino Dal Bó (diretor do Departamento de Memória e Patrimônio Histórico do Município entre 1997 e 2004), da historiadora Maria Beatriz Pinheiro Machado (diretora do Arquivo entre 1997 e 2004 ), do arquiteto Paulo Bertussi e da ex-secretária da Cultura Tadiane Tronca, que viveram e participaram desta trajetória. Serão abordados temas como a campanha que salvou o prédio da demolição e as reformas e adaptações que permitiram a transferência da sede do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami _ para o local, no final da década de 1990.
– É o momento de recordarmos a trajetória da instituição, valorizando as pessoas que contribuíram com esta história e que colocaram a instituição entre os melhores e mais organizados arquivos municipais do país – explica o atual gerente do Arquivo Histórico Municipal, Mário Tomazoni.
Na foto ao lado, uma manifestação pela preservação do prédio em junho de 1979. Segurando a faixa, em pé, da esquerda para a direita, estão Márcia Formolo Raug, uma pessoa não identificada, Eliana Maria Manfroi e Marilde Fonseca. Na frente, sentado, Bruno Segalla Filho.
Leia mais:
Calendário de Lourdes: rumo a uma história de 80 anos
Cripta do Santo Sepulcro na década de 1930
Zambelli & Locatelli: os detalhes do interior da Igreja do Santo Sepulcro
Memórias da Júlio: as histórias que rondam o velho casarão ao lado do Santo Sepulcro
Agende-se
O que: colóquio "Patrimônio e Memória: 40 anos da campanha de preservação do prédio & 20 anos da ocupação pelo Arquivo Histórico"
Quando: nesta segunda (9), às 19h
Onde: Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami (Av. Júlio de Castilhos, 318 - Lourdes)
Quanto: entrada franca