Uma parceria entre o Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami e a Biblioteca Nacional, em outubro de 2018, acaba de ampliar a coleção dos jornais de Caxias do Sul disponíveis para a consulta no site bndigital.bn.gov.br/hemeroteca-digital. O convênio também facilita o acesso de pesquisadores, historiadores, curiosos, enfim, qualquer pessoa que deseje navegar pelos mais variados assuntos abordados pela imprensa local ao longo de mais de um século.
Conforme a gerente do Arquivo Histórico Municipal, Neisi Coelho Zorzi, estão sendo disponibilizados 73 títulos de jornais editados entre 1897 e 2017, em sua maioria impressos em Caxias do Sul, somando mais de 530 mil páginas. Eles estão assim distribuídos:
:: 67 títulos de periódicos do acervo do Arquivo Histórico Municipal, do período 1897 a 2009.
:: 4 títulos de jornais do acervo do Arquivo Histórico Municipal, complementado pelo acervo da Associação Literária São Boaventura e Museu dos Capuchinhos: La Libertá, Il Colono Italiano, Staffetta Riograndense e Correio Riograndense, do período 1909 a 2017.
:: O Jornal da Câmara, de 1985 a 1990.
:: O jornal Pioneiro, do acervo do Arquivo Histórico Municipal, complementado pelo acervo do Grupo RBS, do período 1948 a 2002.
A tecnologia disponibilizada pela BNDigital consiste na aplicação de um sistema que permite a pesquisa por palavras, que ficam marcadas na cor verde na página do jornal (detalhe ao lado). O site permite ainda a pesquisa por periódico, período e local.
Neisi ressalta a importância da parceria entre as duas instituições:
– O principal resultado é a disponibilização de um grande volume de periódicos com fácil acesso para todos, visto que os periódicos são documentos bibliográficos e se constituem em fontes de informação para inúmeras temáticas, em diversas pesquisas.
Leia mais:
Caxias nas páginas do Pioneiro em 1958
Pioneiro 70 anos: recordações impressas na memória
Pioneiro 70 anos: a capa da primeira edição em 1948
Pioneiro 70 anos: formatura dos contadores do Carmo em 1948
Pioneiro 70 anos: anúncios na estreia do jornal em 4 de novembro de 1948
Pioneiro 70 anos: de volta a 1952
Pioneiro 70 anos: termos em desuso, mas com o charme de época
A Hemeroteca Digital Brasileira
A Biblioteca Nacional lançou em 2012 a Hemeroteca Digital Brasileira, um programa que dá visibilidade aos acervos de centenas de periódicos nacionais. Em outubro de 2018, com o objetivo de ampliar e qualificar o acervo do Estado já disponível, a BNDigital convidou o Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami para integrar o sistema, dando acesso aos jornais digitalizados pela instituição.
O mesmo acervo também está disponível no site da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, uma vez que todo o processo de digitalização dos periódicos só foi possível graças a um Termo de Cooperação assinado entre o Executivo e o Legislativo em 2002.
A partir dele, o Arquivo Histórico Municipal assessorou a implantação do Centro de Memória da Câmara de Vereadores e a Câmara, por sua vez, disponibilizou os recursos necessários para a digitalização do acervo de periódicos e documentos referentes ao Legislativo Caxiense.
Passo a passo
Na sequência acima e abaixo, um exemplo das etapas de pesquisa, com o internauta buscando ocorrências em antigos jornais sobre o assunto "Festa da Uva".
Leia mais:
Um Fusca de presente na Festa da Uva de 1969
Badalação na Festa da Uva de 1969
Em 1969, o primeiro corso noturno da Festa da Uva
Festa da Uva 1969 e os primórdios da TV Caxias - Canal 8
Michelin Filmes: o filme de divulgação da Festa da Uva de 1969
Flagrantes das Festas da Uva de 1965 e 1969
Festa da Uva: um ensaio com as soberanas de 1965
Festa da Uva de 1965: miss, bomba e cuia no desfile
O primeiro corso noturno da Festa da Uva em 1969
Os 50 anos do corso noturno da Festa da Uva
Os míticos carros alegóricos de Darwin Gazzana
Darwin Gazzana: o mago dos figurinos