A publicação da última segunda-feira, destacando a exposição virtual Fontes e memórias: olhares sobre a educação em Caxias do Sul, despertou as lembranças de dois leitores. Gilmar Pedron Lorenzi, de São Romédio, e Alzira Bettiato, de Conceição da Linha Feijó, ajudaram a identificar as professoras e os alunos das respectivas escolas municipais que aparecem nas fotos.
Conforme destacado por Gilmar, o estabelecimento de ensino recebeu inicialmente o nome de Escola Isolada São Romédio; depois, passou a ser chamada de Grupo Escolar São Romédio e, por fim, Grupo Escolar Carlos Gomes. O nome foi dado por ocasião da inauguração das reformas no prédio pelo prefeito Dante Marcucci, em 4 de julho de 1943.
É dessa última fase a foto que republicamos acima, em que aparecem as professoras Isolde Pedron (diretora) e Égide Santini com seus alunos, durante uma cerimônia cívica.
— Essa escola era na Rua Francisco Pezzi, no lado direito de quem acessa a rua vindo da BR-116 em direção ao bairro Panazzolo, aproximadamente 80 metros após a curva da rua que passa na frente do salão de festas da sociedade —destaca Gilmar, morador e pesquisador da história de São Romédio.
A imagem foi captada provavelmente entre 1943 e 1945, visto que na Ata nº 30, de 16 de maio de 1943, da Sociedade da Igreja de São Romédio, consta que o colégio será ampliado e transformado em “grupo escolar”.
Isolde e Égide
Filha de João Pedron Filho e Thereza Costamilan Pedron, Isolde nasceu em 29 de novembro de 1924 e, em 22 de dezembro de 1944, casou-se com Hugo Benedetti, nascendo dessa união os filhos. Ela faleceu em 14 de dezembro de 2018 e está sepultada no cemitério de São Romédio.
Na imagem acima, Isolde e Égide em outra imagem com alunos da escola, por volta de 1944. Entre os estudantes estão os irmãos Raul e Anacleto Giordano. Abaixo, os alunos de Isolde e Égide participando de uma aula de ginástica com halteres em 1942, ainda quando o estabelecimento chamava-se Grupo Escolar São Romédio.
Dona Pressila e seus alunos em 1948
Outra colaboração preciosa veio de dona Alzira Bettiato, de Conceição Linha Feijó. Ela identificou a tia, a professora Pressila Anezi Bettiato, que dava aulas na Escola Municipal Isolada 25 de Agosto. Além da foto republicada acima, Alzira disponibilizou outra imagem daquele Dia do Soldado de 1948, com a identificação de todos os alunos (abaixo).
São eles: de pé, ao fundo, Remo Lora, Meri Frizzo, Enio Rossatto, Cirilo Lora, Zautir Zattera, Irineu Zattera, Romulo Lora, Alcides Lora, Antoninho Bonetto e Arcangelo Facchin. Na fila do meio, Felix Zanotto, Adriano Facchin, Norma Rossatto, Firmino Lora, Lurdes Zattera, Marilene Zattera, Geni Zattera, Elsa Bettiato, Erotide Zanotto, professora Pressila, Carmen Lora, Rosita Zattera, Honorina Lora, Tereza Lora, Elisa Zanotto e Rita Lora. À frente, Antonio Rossatto, Angelo Frizzo, Cladis Zattera, Zulma Lora, Honorio Bonetto, Hugo Zattera, Darci Frizzo, Normelio Bettiato e Djalma Onzi.
Dona Pressila foi casada com o senhor Ivo Bettiato e faleceu em 2019.