Tema de uma ampla reportagem publicada na primeira edição do jornal Pioneiro, em 4 de novembro de 1948, o fugaz Balneário Lermen até hoje é recordado por antigos moradores de Caxias e do então “Arrabalde de Santa Catarina”. Fundado pelos irmãos Lermen, o “Balneário da Sociedade Esportiva Incas Lake” funcionou até o início da década de 1950 em uma ampla área nos fundos do antigo campo do Grêmio Esportivo Flamengo - a Baixada Rubra (atual Estádio Centenário).
Às vésperas da estreia do jornal - e a convite dos fundadores -, a equipe do Pioneiro conferiu as instalações do espaço, o que rendeu a matéria intitulada “Uma louvável iniciativa dos irmãos Lermen proporciona a Caxias um novo e encantador balneário”. Confira alguns trechos do texto original:
“Os irmãos Lermen, aproveitando as riquezas naturais de terrenos de sua propriedade, estavam procedendo uma série de adaptações e embelezamentos, objetivando transformá-los num magnífico recanto de belezas naturais e num modelar balneário e ponto de diversões para os caxienses, que nos dias de verão não sabem, muitas vezes, onde buscar o tão necessário descanso. O que nos foi dado a observar, no entanto, na tarde de ontem, ultrapassou qualquer expectativa. Acompanhados pelo sr. Arlindo Lermen, que lá se encontrava dirigindo os trabalhos de adaptação, percorremos demoradamente todo o local, ouvindo suas explanações e projetos do que ainda pretende fazer.”
PASSEIOS DE BARCO
Referente às instalações, a reportagem de 1948 trouxe mais detalhes:
“São dois amplos lagos, com uma superfície total de 10.000 metros quadrados de água. Um foi reservado para os passeios de barco, já construídos em grande número e em desenhos especiais, de molde a garantir-lhes a maior estabilidade. O outro destina-se a exercícios de natação, para crianças e adultos, separadamente. Uma grande parte deste último teve o seu fundo coberto por lajedos e, a parte restante, por fino areião, o que vem afastar definitivamente a formação de lodo. Não esqueceram os irmãos Lermen de cobrir uma das margens com fina areia branca, dando ao balneário uma feição praiana. Não poderia passar sem especial referência a ilhota que alteia no centro do lago, e que foi ligada à terra com a construção de uma ponte especial. Naquela, as margaridas crescem à sombra amiga dos chorões, dando-lhe um aspecto de encantadora poesia. Não muito distante dos lagos, foi construído um pavilhão, dividido em duas partes distintas, a das senhoras e dos cavalheiros, destinado a servir de rouparia para os banhistas. Independentemente foram, também, construídos banheiros e instalações sanitárias, obedecendo aos mais modernos requisitos da higiene”.
AS CANCHAS
Conforme a reportagem de 4 de novembro de 1948, o espaço também abrigava um amplo pavilhão, circundado por canchas de tênis, basquete e vôlei.
“Compõe-se este de dois lances. No primeiro, foram instaladas canchas de bochas e bolão. O segundo é uma ampla sala de estar, servida por bem instalada copa e churrascaria. Aberturas laterais possibilitam uma visão panorâmica completa, do balneário e dos campos de esportes. Pretendemos inaugurar em finais do corrente mês de novembro. Prepararemos um grande churrasco e, com a cooperação de entidades esportivas especialmente convidadas, realizaremos uma série de competições, numa festa alegre que marcará o início das atividades da Sociedade Esportiva Incas Lake (SEIL).
São desse churrasco e dessa inauguração, ocorrida em 5 de dezembro de 1948, as imagens desta página, integrantes do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami.
A saber: Francisco Lermen, pai dos irmãos Arlindo, Wily, Zulmiro, Vilma, Paulina, Otilia, Ema e Florentina, faleceu em 1948, aos 78 anos. Francisco Lermen nomeia uma rua no bairro Marechal Floriano.
BOCHA E BOLÃO
Além de área para descanso e socialização, o balneário servia também como sede para diversos eventos esportivos, como campeonatos de natação (organizados pela Rádio Caxias), jogos de basquete e vôlei, e torneios de bocha, bolão e pingue-pongue.
Do torneio de bochas realizado na inauguração, em 5 de dezembro de 1948, participaram equipes da Sociedade Caxiense de Bochas, Sociedade Mirim de Bochas, Recreio Guarany e Círculo Operário. Venceram as duplas formadas por Vitorio Ranzolin e Giocondo Faccioni; e Emilio Martin Bianco e José Zambon, ambos da Sociedade Caxiense de Bochas.
As equipes de bolão mesclaram jogadores do Clube Juvenil, Recreio Guarany, Círculo Operário e Círculo Ismael Chaves Barcellos, de Galópolis - a campeã.