Descendentes dos pioneiros imigrantes italianos André Pezzini e Bernardo Pezzini programam para breve um encontro de família, assim como um livro para resgatar a trajetória destes dois ramos dos Pezzini no Brasil.
Conforme informações repassadas pelo leitor Gustavo Pezzini, os primos André e Bernardo Pezzini eram originários da Província de Cremona, na Lombardia — André, da comuna de Ca' d'Andrea; Bernardo, de Cingia De' Botti.
Juntamente com as esposas e filhos, eles embarcaram no Vapor S.S. Strassburg, saindo do Porto de Gênova em 5 de outubro de 1879 rumo ao Rio de Janeiro, onde desembarcaram em 28 de outubro daquele ano. Segundo o diário de bordo, ainda durante a viagem, Bernardo Pezzini perdeu a filha Lucia Pezzini, de apenas dois meses e meio de vida — o corpo foi jogado ao mar no dia 14 de outubro de 1879.
Chegados ao Rio Grande do Sul, os Pezzini instalaram-se na colônia de São Lourenço de Villas Bôas, na Linha Figueira de Mello, hoje município de Coronel Pilar. Atualmente, os descendentes destes dois ramos dos Pezzini estão espalhados em quase todos os estados brasileiros.
IMAGENS HISTÓRICAS
Na foto que abre a matéria, datada possivelmente da década de 1920, a família do casal Joanna Baruffi e Cipriano Pezzini (filho de Bernardo Pezzini). Na fila de trás, da esquerda para a direita, estão os filhos Máximo Conrado, Clementina Juditha, Maria, Bernardino, Luciano Antonio, Amabile, Natal Bibiano, Theodora e Catharina. À frente, João Chrisostomo, Dionizio, Cipriano, o caçula Sabino Giuseppe, Joanna, Rosa e Ermínia.
Acima, um registro dos anos 1940 do casal Fortunata Barbieri e Alessio Pezzini (neto de André Pezzini). Na fila de trás estão os filhos Rosa, Elias José, Nestor, Alberto André, Ulderico André, Vitiliano, Modestina e Edelina Rosa. À frente, dona Fortunata Barbieri e seu Alessio Pezzini entre Adelaide (E) e Ancilla.
JAZZ PEZZINI
Banda que tocava em bailes em Coronel Pilar, Garibaldi e região, a Jazz Pezzini teve entre seus integrantes os senhores Ibanor Idirio Pezzini, Silvestre Pezzini, Audelino Zanatta e Iry Elias Pezzini. A foto acima, de 1947, foi registrada após um baile em Linha Assunção, no interior de Coronel Pilar.
A saber: essa mesma foto estampou uma placa em homenagem ao conjunto, que ficava na beira de uma estrada vicinal em Coronel Pilar (abaixo). Retirada da estrada, ela hoje está no Museu de Garibaldi.
CONTATOS
Quem possuir fotos, dados, histórias e demais itens para o futuro livro pode entrar em contato com Gustavo Pezzini pelo e-mail: gpezzini@gmail.com ou pelo telefone (54) 99973.9775.
PARTICIPE
Você possui fotos antigas de família ou está organizando algum encontro de descendentes? Envie as informações, acompanhadas de um breve histórico, para o e-mail rodrigolopes33@gmail.com.