Descendentes dos pioneiros imigrantes italianos Angelo e Giacomina Fante Sponga se reúnem daqui a um mês para o segundo encontro da família. A celebração ocorre em 22 de janeiro de 2023, no Sítio do Machado, localizado na Vila Linha Entrada, município de Sananduva.
Oriundos da comuna de Limana, na província de Belluno, Angelo e Giacomina teriam chegado à Colônia Caxias há 140 anos, em 1º de fevereiro de 1883, fixando-se no lote nº 22 do Travessão Marquês do Herval, hoje distrito de Otávio Rocha, no interior de Flores da Cunha. A trajetória dos Sponga e de várias outras famílias de imigrantes italianos, aliás, está diretamente atrelada à geografia do vilarejo.
A estrada do Travessão Marquês do Herval, onde hoje se localizam o Capitel de Santa Susana e a Capela de São Francisco, nas décadas de 1880 e 1890, se transformou em parte da “Estrada Geral”. Ela unia a região de colonização italiana/Caxias, aos Campos de Cima da Serra/Vacaria, tendo por ali passado centenas de imigrantes que se dirigiam às novas colônias - em especial Antônio Prado, pelo Travessão Alfredo Chaves e pelo Passo do Simão.
Conforme a organização do encontro, a passagem pela região da Estrada Geral possibilitou ainda que inúmeras famílias - ou filhos que tinham chegado antes — se juntassem aos novos imigrantes, deslocando-se para as novas colônias, nas regiões de Nova Pádua e Antônio Prado, assim como fizeram os da família Sponga.
OS FILHOS
Angelo, 56 anos, e Giacomina, 42, vieram acompanhados dos cinco filhos: Rosa, 16 anos; Antônio, 14; Augusta, oito; Maria, seis; e Eugênio, de apenas dois. Dedicando-se inicialmente aos trabalhos agrícolas, a família acabou por “batizar” o riacho existente na localidade, assim conhecido até os dias de hoje.
Acima, antiga casa da família, no interior de Sananduva. Abaixo, o Rio Sponga, que passa ainda entre as duas bases de pedras que sustentavam a primitiva ponte da "Estrada Geral".
Na imagem que abre a matéria, a família de José (Giuseppe) Sponga e Luiza Bortolotto. Em pé estão Zelide, Silvino, Olinto, Juvencio, Ezídio, Adelar e Júnior. Sentados, Orvalina, Delcize, Luiza e José, e Antônio.
A DESCENDÊNCIA
ROSA (Rosina) SPONGA: casou, aos 24 anos, com Josué Ciotta, na Capela de Santa Justina. Tiveram oito filhos e se estabeleceram na Linha Silva Tavares, onde as terras faziam divisa com a de seu pai, Angelo Sponga. Atualmente, esta terra ainda pertence à família Ciotta.
ANTÔNIO: ficou solteiro e se transferiu, junto com os pais, para a Linha Silva Tavares. Após o falecimento do pai - e por gostar de lidar com o gado -, migrou para Santo Antônio da Patrulha. Informações dão conta que faleceu solteiro.
AUGUSTA: casou, aos 21 anos, com Giácomo Manosso, transferindo-se para Antônio Prado. O casal teve sete filhos. Atualmente, os descendentes de sobrenome Manosso se encontram em Vacaria.
MARIA: casou, aos 24 anos, com José Tibolla, com quem teve sete filhos. Após o casamento, transferiram-se para Antônio Prado. Mais tarde, se deslocaram para a Capela de São Geraldo, interior de Sananduva, onde os descendentes de sobrenome Tibolla estão até hoje.
EUGÊNIO: aos 19 anos, casou com Emilia Cazarotto, permanecendo em Flores da Cunha, no lote rural nº 22, até meados de 1910. Neste período, tiveram cinco filhos: Angelo, Thiaga Maria (Giacomina), Maria, Ida e José (Giuseppe). Após, se transferiram para a Linha Cavour, interior de Antônio Prado, onde tiveram mais três: Oliva, Thereza e Angelo. A saber: o primeiro filho chamado Angelo faleceu aos noves anos, em Antonio Prado. Assim, o caçula foi nomeado com o mesmo nome primogênito.
AGENDE-SE
- O quê: 2° encontro da família Sponga
- Quando: dia 23 de janeiro de 2023.
- Onde: Sítio do Machado, em Vila Linha Entrada, 191, município de Sananduva.
Programação
- 10h: recepção
- 10h30min: apresentação das famílias
- 11h: homenagem à Família Sponga
- 12h: almoço
- 13h30min: registro do 2° encontro
Informações
- Alcione: (54) 99608.8432
- Claudete: (54) 99978.0058
PARCERIA
Informações e fotos desta página são uma colaboração do historiador e pesquisador da imigração italiana Floriano Molon.
PARTICIPE
Você possui fotos antigas de família ou está organizando algum encontro de descendentes? Envie as informações, acompanhadas de um breve histórico, para o e-mail rodrigolopes33@gmail.com.