Divulgado por muitos anos como “importado da Itália”, o altar-mor da Igreja Nossa Senhora de Lourdes de Flores da Cunha é, na verdade, obra do escultor ítalo-brasileiro Antonio Busetto. A informação é compartilhada pelo autor e historiador Floriano Molon, a partir de documentos e dados fornecidos pelo neto Ivo Busetto e pelo pesquisador Fernando Roveda.
Conforme apurado por eles, Antonio Busetto nasceu na comuna de Caldogno, província de Vicenza, em 1º de fevereiro de 1886. Órfão de mãe aos cinco anos, o menino foi interno do Orfanato São João Bosco, onde cresceu e aprendeu o ofício ao qual ficaria ligado para sempre, assim como a religião que lhe foi ensinada.
Temendo a iminente Primeira Guerra Mundial na Europa (1914-1918), Antonio decidiu rumar para a América na companhia da esposa Ana Perozza e do filho João. Inicialmente, a família instalou-se no Rio de Janeiro, de onde migrou para a Argentina, em 1914, lá permanecendo por cerca de nove anos. Foi o período em que nasceram outros dois filhos do casal, José e Angelina.
NO BRASIL
Após completar os estudos na Escola de Belas Artes de Buenos Aires, Antonio Busetto fixou-se definitivamente no Brasil. Primeiramente, em Antônio Prado, onde nasceram os demais filhos – Marcela, Maria, Luiz, Rosália, Vitório e Teresinha. Lá, centrou parte de sua produção como marceneiro, entalhador e escultor, com incontáveis obras na Matriz.
Conforme os pesquisadores, Busetto trabalhou por 10 anos na igreja de Nova Roma do Sul, possuindo ainda obras em Caxias, Ipê, Vacaria, Veranópolis e em outras inúmeras capelas, inclusive em São Joaquim (SC).
“Queremos aqui evidenciar o trabalho realizado em Flores da Cunha, na década de 1920, na Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes, com a execução do Altar Maior, batistério (1929) e púlpito. Ao registrar sua passagem por Nova Trento (o nome de Flores da Cunha até 1935), o marceneiro e escultor tinha uma foto do altar, com a inscrição “Ópera di Antonio Busetto” (abaixo). Em 22 de novembro de 1929, ele também escreveu uma carta para um amigo (sequência abaixo), datada de Nova Trento”, detalham os pesquisadores.
Leia mais
Ponte Heitor Curra em Mato Perso em 1935
História de Heitor Curra é preservada
Heitor Curra: vindima no antigo casarão da Rua Bento Gonçalves
Encontro da família Molon em Farroupilha
Mudança para Erechim
Em 1933, o escultor e sua família deixaram Antônio Prado rumo a Erechim, onde encontraram um grupo muito semelhante ao deixado em seu país de origem – os moradores conservaram a língua, os hábitos e costumes do norte da Itália, o que acabou facilitando a nova adaptação.
Em Erechim, Busetto conviveu com sua numerosa família e dedicou-se ainda mais ao ofício de escultor. Resta agora, do ponto de vista de contribuição à arte, que se enumere todas as suas suas obras – que enfeitam e enobrecem dezenas de templos, em especial no sul do Brasil.
Antonio Busetto faleceu em 1976, aos 90 anos.
Leia mais
Otávio Rocha: um museu dedicado ao vinho
Otávio Rocha e os primórdios do cooperativismo vinícola
Encontro da família Molon movimenta distrito de Otávio Rocha, em Flores da Cunha
Otávio Rocha celebra a história
Os 95 anos do campanário de Otávio Rocha
Os doadores
Uma placa de mármore na Igreja Matriz de Flores da Cunha traz o nome dos “Doadores do Altar Maior 1923”. Além disso, um grupo de mulheres doadoras consta na inscrição como “as senhoras da parochia”. Confira:
:: Anselmo Carpeggiani
: Demétrio Molon
:: Romolo Molon
:: Lynceo Falavigna
:: Giovanni Vanelli
:: Francesco Lunardi
:: Giovanni Berton
:: Giuseppina Vaccari
:: Fortunato Zuppa
:: Giovanni Bet
:: Angelo Demuliner
:: Giovanni Folle
:: Bernardo Borghetti
:: Jaco Callegari
:: Giuseppe Fante
:: Luigi Facchin
:: Stacchio Mezzomo
:: Francesco Soso
:: Santo Pradella
:: Luigi Marcolin
Parceria
Informações e fotos desta página são uma colaboração de Floriano Molon, Ivo Busetto (neto de Antonio) e Fernando Roveda.
Leia mais
Projeto Vozes do Tempo resgata a memória de Flores da Cunha
Flores da Cunha: um desfile e dois galos em 1972
Tempo de vindima: a trajetória de João Slaviero
Clovis Boff, o senhor dos galos em Flores da Cunha
Maria Della Costa na Festa da Vindima de 1976
Encontro da Família Fiorese em Flores da Cunha