A partir de uma solicitação da coluna, começamos a destacar hoje imagens enviadas por diversas famílias caxienses eternizadas pela lendária Foto Feltes - estúdio que acompanhou a evolução e modernização da “mais bela praia gaúcha” a partir dos anos 1940.
Abrindo a série, um relato do leitor Armando De Antoni Filho, filho da professora Elsa Pierina Manfro e do senhor Armando De Antoni; e neto do de Constantino Manfro, proprietário de uma das primeiras olarias da região.
Confira parte do texto:
“Constantino foi um empreendedor caxiense que possuía um fábrica de telhas e tijolos. Primeiro, no atual bairro Mattioda, depois, em Flores da Cunha. Sempre foi apaixonado por praia, e conheceu Torres ainda menino, aos 12 anos, chegando lá com amigos mais velhos a cavalo, descendo a Serra do Pinto nos anos 1910. Construiu uma casa de alvenaria na Prainha e transferiu essa paixão por Torres para os filhos. Nestes anos, Constantino alugava um carro para levar a família para o Litoral. Elsa era a filha mais nova, e em 1955 tinha 20 anos. Na foto de 1955 (ao lado) é possível ver Elsa e a famosa casa do salva-vidas da Praia Grande, bem como construções que ainda existem hoje. Na foto de 1958, Elsa, de óculos de sol e sentada mais à direita, aparece com sua mãe, senhora Joana Mattioda Manfro, e sua irmã Therezinha Manfro, rodeada dos sobrinhos pequenos Paula Bergmann Triches (à esquerda), Ricardo Bergmann (sentado) e Nancy Crippa Junges (de maiô escuro). As outras amigas não foi possível identificar.
Na foto de 1945, tirada no Morro do Farol, perto da casa onde veraneavam, aparecem os seis filhos de Constantino e Joana Mattioda Manfro: Luisa Ângela Manfro Crippa, a mais velha e que foi a primeira bibliotecária de Caxias do Sul; Doralice Bergmann, professora de Artes; Therezinha Manfro Resin, professora de Educação Física; Jacob Manfro, médico em Osório; Constantino Manfro, representante comercial; e Elsa, professora de Educação Física na Escola Normal Duque de Caxias, no Cristóvão de Mendoza e no Presidente Vargas”.
A saber: dona Elsa veraneou em Torres até 2008, ano em que faleceu.
Acervo precioso
A colaboração dos primos Armando de Antoni Filho, Ricardo Bergmann, Maria Helena Manfro Resin e Harlan Diniz Manfro rendeu, além de informações extras sobre as fotos a seguir, outros dois registros preciosos daqueles primeiros tempos de veraneio em Torres.
Abaixo, a família Manfro completa por volta de 1945: da esquerda para a direita estão Luisa, Doralice, dona Joana (com Elsa à frente), Constantino pai com Constantino filho, Therezinha e Jacob. Por fim, o casal Joana e Constantino com a filha Doralice no início dos anos 1950.
PARTICIPE
Não há veranista “das antigas” de Torres que não tenha em seu acervo um registro com a logomarca ou carimbo da famosa “Foto Feltes”. Ídio K. Feltes, o nome por trás do estúdio, foi o responsável por centenas de lembranças glamourosas da praia, seus pontos turísticos e seus frequentadores entre os anos 1940 e 1960.
Você possui alguma? Tem imagens próprias ou de algum outro fotógrafo de praia? Envie para o e-mail rodrigolopes33@gmail.com, com a data e a identificação das pessoas. Os registros serão publicados nas próximas colunas.