Muito antes de virar cenário “instagramável”, era em cartões-postais que a vindima exibia-se para todo o Brasil. Preservados como documentos históricos, garimpados em leilões e sites de colecionismo ou exibidos para as novas gerações como “novidade”, os registros desta página trazem a colheita da uva em cidades como Bento Gonçalves e Caxias do Sul, com destaque para a Quinta São Luiz, pertencente à Vinícola Luiz Antunes (foto abaixo).
Conforme informações do Arquivo Histórico Municipal, a Quinta São Luiz foi a denominação utilizada para o "estabelecimento agrícola" de Luiz Antunes & Cia, localizado na área adquirida pela empresa em 1923, na região do atual bairro Panazzolo.
Segundo Sandra Pesavento (1983, p. 59), "Em 1933, os vinhedos da firma contavam com 100.000 pés, que produziam na base de 400.000 quilos de uva. Para o trato do vinhedo, a firma operava com máquinas para prevenir a geada, o que permitia que dormissem de véspera, na cantina, os operários necessários ao serviço da madrugada: dado o alarme, estes, com bombas de fumaça, procuravam preservar o vinhedo."
Pelo interior
Na seleção abaixo, a vindima dos associados da Cooperativa Vinícola Aurora, em Bento Gonçalves, seguida de outros registros pelo interior da Serra Gaúcha. Por fim, um clássico das Edições Mercator, com a descrição “Brasil Turístico - Rio Grande do Sul: Vindima em Bento Gonçalves, a Capital Brasileira do Vinho”.
Vindimeiras, princesas e rainhas
A vindima também tinha suas "modelos", entre elas rainhas e princesas da Festa da Uva, além de diversas jovens que posavam em meio aos parreirais da Serra para divulgar a colheita (fotos abaixo).