A tradição de celebrar a colheita da uva, no período chamado de vindima, é preservada na Serra. Em cidades como Bento Gonçalves, Garibaldi e Gramado estão previstas programações especialmente organizadas para comemorar, com moradores e visitantes, a produção do fruto que dá origem aos reconhecidos sucos, vinhos e espumantes feitos na região.
A Bento em Vindima começa nesta quinta-feira (19) com programação cultural e gastronômica. A agenda em Bento Gonçalves segue até março. Segundo a organização, moradores e turistas que passarem pela cidade ao longo do mês de janeiro poderão conferir shows, feiras de artesanato, desfiles cênicos e os tradicionais filós italianos. O destaque da programação está na colheita e pisa da uva.
Para a cerimônia de abertura, que ocorre a partir das 18h, estão previstas apresentações do Coral Casa Nostra e do grupo Riccordi D'Italia. E em Bento, durante a vindima, tem experiência com até 8 horas de duração: a Fascínios da Vindima, que desde o dia 14 propõe um dia recheado de atividades, sempre aos sábados, até o dia 25 de fevereiro.
O passeio inclui visita em vinícola, com colheita de uva e o típico lanche italiano também conhecido como merendin à sombra dos parreirais, embalado pelas músicas italianas interpretadas ao vivo pelas nonas da região. A pisa de uvas é o ponto alto do passeio no qual os visitantes também são convidados a desfrutar de um almoço típico italiano harmonizado. Um curso de degustação de vinhos, espumantes e chocolates também integra o pacote que custa R$ 990 para adultos e R$495 para crianças de seis a 11 anos. Reservas pelo (54) 3455-2788.
A programação completa do Bento em Vindima está disponível no site d0 Turismo.
Em Garibaldi, o Veraneio da Vindima será aberto nesta sexta-feira (20), às 17h30min, na propriedade da Família Bettú (Estrada do Sabor), interior do município. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente pelo telefone (54) 99121-1040.
Até o dia 9 de março, a cidade contará com atrações alusivas ao período de colheita, valorizando os atrativos turísticos, em meio às paisagens enfeitadas pelas videiras. Para além da enogastronomia, visitantes também podem se divertir em atividades como o esqui na pista artificial móvel que estará na vinícola Courmayer, nos dias 28 e 29 de janeiro; ou até mesmo no Rally da Vindima, que ocorre no dia 11 de fevereiro, com partida do centro de Garibaldi e chegada no município de Pinto Bandeira. Confira a programação completa.
A segunda edição da Vindima em Gramado vai reunir sete vinícolas na programação que também marca o período de colheita na região. A agenda marcada sobretudo por experiências de degustação e visitas aos parreirais ocorre de 9 de fevereiro até 5 de março, na chamada Rota do Vinho de Gramado. Durante este período, a Praça das Etnias se transformará na Vila do Vinho, com decoração temática e a presença de cinco vinícolas. Além de comercialização de vinhos, espumantes e sucos, o espaço contará com apresentações artísticas nas sextas, sábados e domingos, além de workshops sobre vinhos realizados em parceria com o Sebrae.