O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), responsável por investigar ocorrências aeronáuticas, acionou investigadores do 5º Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa V), de Canoas, para atender a queda de um avião em Gramado, na Serra, na manhã deste domingo (22).
O acidente aconteceu na área central da cidade, perto da Avenida das Hortênsias. A aeronave partiu de Canela às 9h15min e teria como destino Jundiaí (SP), conforme a Infraero. Acompanhe a cobertura ao vivo neste link.
No trabalho do Seripa V, que é chamado de Ação Inicial, são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado, para a coleta e confirmação de dados, preservação dos elementos, verificação inicial de danos causados à aeronave (ou por ela) e levantamento de informações necessárias à investigação.
Em nota, o Cenipa informou que, em breve, a ocorrência estará disponível para consulta no Painel Sipaer, por meio do site do centro.
O Cenipa destacou, ainda, que vai se pronunciar sobre o resultado da investigação através do Relatório Final. O objetivo é que a conclusão tenha o menor prazo possível, mas depende da complexidade da ocorrência.
A aeronave bateu na chaminé de um prédio, depois no segundo andar de uma residência e, então, caiu sobre uma loja de móveis. Destroços ainda alcançaram uma pousada. Pelo menos 15 pessoas foram encaminhadas ao hospital de Gramado até as 12h de domingo.