Os segmentos de logística, alimentação e limpeza têm se destacado entre as vagas de emprego oferecidas no Sine de Caxias do Sul nas últimas semanas. Segundo a coordenadora da agência, Zenaira Hoffmann, no final do ano passado, foram 60 vagas oferecidas apenas por uma empresa do serviço de logística do município. Nesta quarta-feira (18), havia 261 disponíveis em todos os segmentos, algumas delas em funções como motorista, office-boy e auxiliar de entregas. Em alguns casos, a empresa busca por profissionais que atuem como Microempreendor Individual (MEI).
— É uma área que acaba tendo bastante procura, porque são vagas que não têm muita exigência, costumam ser bem flexíveis quanto a horário. Só dependem de força física quando se trata de carregamento — afirma Zenaira.
Segundo ela, a procura por emprego na cidade tem sido alta neste início de ano. Para se ter uma ideia, a semana passada fechou com mais de 600 atendimentos feitos na agência. A coordenadora afirma que muitas pessoas chegam buscando "qualquer coisa", mas que sempre tenta direcionar o candidato para atividades que goste ou que já tenha prévia experiência. A falta de escolaridade ainda é um dos principais entraves para efetivação da contratação.
— Quando as pessoas chegam, tentamos direcionar para algo que ela gostaria de fazer, porque, se o empregado estiver fazendo algo que não gosta, não dará o resultado que a empresa espera — afirma a coordenadora.
As vagas do Sine ficam disponíveis em um painel na entrada da agência (R. Bento Gonçalves, 1.901) assim como na página do Sine Caxias do Sul no Facebook, sendo atualizadas diariamente depois 16h. Antes do nome da vaga de interesse, consta um código, que pode ser anotado pelo candidato pra agilizar o atendimento e posterior encaminhamento à entrevista na empresa. O horário de funcionamento da agência é das 8h30min às 12h e das 13h às 16h.
Foi por meio do Sine que Ricardo Fernandes, 40 anos, conseguiu um emprego. Agora, contratado com carteira assinada pela Easylog, empresa de fretes e entregas de mercadorias, Fernandes trabalha como motorista.
Ele conta que foi contratado no mesmo dia em que compareceu ao Sine em busca de uma oportunidade.
— Eu estava desempregado há três semanas. Fui em alguns lugares, por indicação, e recebi vários "nãos". Quando eu fui no Sine, foi imediato e eu já saí de lá com o emprego — comemora.
Para Fernandes, essa oportunidade chegou em um ótimo momento.
— Eu não esperava ser contratado tão rápido. É uma chance que eu estou tendo de conhecer novas áreas e respirar novos ares no mercado de trabalho.
Expansão após retomada
Tendo em vista a vocação local, a indústria continua sendo o setor que protagoniza as vagas oferecidas por meio do Sine em Caxias do Sul e, de acordo com a coordenadora do Sine, é o que impulsiona a movimentação no segmento de logística, que integra o setor de serviços. O economista Mosar Leandro Ness, integrante do Observatório do Trabalho da Universidade de Caxias do Sul (UCS), entende que o setor, em seus diferentes segmentos, esteja em expansão.
— É um setor que já retomou as atividades e agora cresce sobre os números dele mesmo. Especialmente o segmento de alimentação, com bares e restaurantes, está se expandido. Algo que é característico da nossa região. E o setor de Turismo vai reagir em breve, principalmente no inverno — acredita o especialista.
Segundo ele, a indústria também tende a apresentar expansão, pela relação das empresas locais com nichos como o agronegócio e o transporte urbano.
— Há um grau de incerteza em relação ao novo governo, mas a expectativa é que o mercado de trabalho mantenha o ritmo de saldos positivos registrados nos últimos 20 meses, mantendo o nível de contratação, especialmente apoiado nos segmentos que demonstram vocação para crescimento — afirma o economista.
Questionado sobre ser ou não um bom momento para buscar emprego, Ness respondeu:
— Sempre é um bom momento. É preciso lembrar que "o não eu já tenho, vou tentar obter o sim". É importante que não desanime e, mesmo que receba um "não", pode ser que, logo ali adiante, esteja se preparando uma oportunidade melhor — completa.