Derivada do verbo latino “vindemio”, que por sua vez significa “colher uvas”, a vindima é a colheita da uva, que ocorre no período de janeiro a março no Brasil. Nesta época, muitas vinícolas brasileiras promovem atrações ao público. As celebrações são promovidas por meio da colheita manual das uvas, a pisa (forma mais rudimentar de prensa dos frutos com os pés) e a prova de vinhos.
E quando se pensa em uva e vinho, é impossível não associar à Serra Gaúcha. Isso não é à toa. Os municípios do Rio Grande do Sul são responsáveis por 90% da produção de vinho nacional, segundo dados do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).
Dentro do calendário do enoturismo do país está um dos eventos mais aguardados no início do ano: o Bento em Vindima. Entre os dias 19 de janeiro e 19 de março, a festividade reúne várias vinícolas das rotas turísticas da cidade de Bento Gonçalves, com muitas atividades.
O secretário Municipal de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto, elencou quatro motivos para que os visitantes prestigiem a Vindima em Bento Gonçalves. Confira:
1) Espetáculo sobre a história do vinho
O desfile “O Mundo do Vinho” é uma grande peça teatral em movimento, composto por 11 alas e aproximadamente 350 figurantes. Este espetáculo cênico e alegórico é um momento para o público conhecer a história do vinho, que vai desde a pré-história, passando pelos egípcios, pelo império greco-romano, pelos romanos até a chegada dos imigrantes italianos no Rio Grande do Sul.
Também ocorre uma homenagem ao Santo Antônio (padroeiro da cidade), com distribuição de pães bento e a apresentação do carro da Festa das Festas, que representa a colheita e a pisa da uva. Além disso, os visitantes poderão conferir referências à Maria Fumaça (trem que chegou ao município em 1919) e às gaitas Todeschini – a primeira grande marca que levou o nome de Bento Gonçalves para várias localidades do mundo e é referência no ramo musical.
2) Filós da Vindima
Com atividades gratuitas, os Filós da Vindima ocorrem na Via del Vino, no centro da cidade. O Filó é um momento especial onde o visitante pode vivenciar a cultura e a saga do imigrante italiano. É possível conhecer a música ítalo-gaúcha e produtos coloniais, como a torta tirolesa, o grostoli, o pão de forno, a sopa de capeletti, a polenta ao molho sugo e os vinhos coloniais.
Outros atrativos são o Armazém da Vindima, uma feira em que se pode comprar produtos diretamente do produtor, e a Feira do Artesanato, com produtos que remetem à imigração italiana.
Todas as atividades vão até o dia 29 de janeiro nas quintas e sextas-feiras, a partir das 18h, e aos sábados e domingos, às 17h.
Quer saber de todas as atrações do Bento em Vindima? Visite o site
3) Colheita e pisa da uva
Vários empreendimentos oferecem a experiência aos visitantes que querem aproveitar para colher e fazer a pisa da fruta. Visitantes também podem aproveitar para tomar um café da manhã embaixo dos parreirais, com música e diversão por conta dos grupos locais.
A cidade de Bento Gonçalves oferece várias formas de se fazer a vindima, são diversas experiências, durante a manhã, à tarde ou à noite. Uma colheita noturna pode ser aliada a um jantar harmonizado com vinhos da região. Contempla diversos gostos, seja em ambientes como hotéis, restaurantes e vinícolas, sendo que essas experiências podem ser feitas até o dia 19 de março.
4) Eventos em paralelo
O Jantar sob as Estrelas acontece dia 11 de fevereiro, com expectativa de receber 25 mil participantes. Serão restaurantes ao ar livre, shows e várias opções de gastronomia. Já a Maratona do Vinho acontece no meio dos parreirais, no interior da cidade, passando por Garibaldi e Monte Belo do Sul, com mais de 1,5 mil participantes previstos. Por fim, dia 5 de março, no Festival do Suco de Uva e a Saga Trevisana dia 19 de março, uma festa colonial começa com a missa, os fazeres da colônia e vários shows que ocorrem ao longo do dia.