Se o frio deixa as pessoas um pouco mais retraídas, optando por ficar em casa, o calor dá energia, que se torna um convite para passear. E toda essa vitalidade está presente na vindima de Bento Gonçalves, iniciada na quinta-feira (19) e que se estende até 19 de março. O momento, que celebra a colheita da uva, fruta típica da região, ocorre não só em Bento, mas também em toda Serra gaúcha, sendo uma oportunidade de desfrutar momentos especiais sozinho, entre amigos ou em família.
Também é uma boa oportunidade para celebrar o amor. É o caso do casal Maysa e Eduardo Maia, do interior de São Paulo, que estão comemorando, entre parreirais e vinhos, 20 anos de união. Na manhã deste sábado (21), eles colheram uvas nos vinhedos, tomaram café da manhã na sombra de um parreiral e finalizaram a programação com a tradicional pisa da uva. Na pisa, uma certa quantidade de uva é colocada em uma espécie de tonel onde as pessoas entram e literalmente pisam nas frutas, lembrando a forma com que o vinho era produzido antigamente.
— Não é a primeira vez que viemos para a Serra, conhecemos Gramado já, mas decidimos comemorar nossos 20 anos juntos em Bento. Nós gostamos muito de vinho, embora não tenhamos muito conhecimento, a gente veio conhecer Bento e decidimos participar da vindima para marcar nossa data — comenta Maysa, que é professora.
O roteiro feito pelo casal é oferecido pela Vinícola Cainelli, às margens da BR-470, que integra a programação municipal da vindima e produz vinhos e espumantes. No local, os atrativos para comemorar a colheita vão até 7 de março. Segundo o proprietário, Roberto Cainelli Junior, o turista que chega na Vinícola é recepcionado pela família que comanda a Cainelli, faz uma visita ao museu, além de ser apresentado à história do vinho, tudo isso antes da colheita e da pisa.
— Nós iniciamos a programação turística antes da criação do programa municipal. Esta é a sétima edição que fazemos e notamos que a movimentação é até maior que no inverno, é um período muito bonito de se visitar, a única fruta que tem um nome para a sua colheita é a uva e estamos na capital brasileira do vinho, vivendo a vindima — pontua Cainelli Junior.
Ainda no sábado, eram muitos os turistas que aproveitaram o calor e o céu azul de brigadeiro para fazer o programa - que custa R$ 130, para crianças de oito a 12 anos, e R$ 299, para maiores de 12 anos. Também é de São Paulo, o ex-judoca Luiz Camilo, que atualmente mora em Porto Alegre, e aproveita a diminuição na distância para desfrutar a Serra.
— A gente tem que valorizar as nossas tradições. Eu me considero gaúcho já e vir aqui participar deste momento é remeter às nossas raízes e é muito legal toda essa recepção — comenta Camilo.
Quem também acredita que o enoturismo é um resgate das raízes italianas é a representante comercial Jéssica Bernardi, moradora de Balneário Camboriú (SC). Ela aproveitou o passeio para fazer a pisa de uva.
— Tem que segurar na cordinha para não escorregar — alerta.
Confira a programação da vindima de Bento neste final de semana:
Sábado (21)
- 17h – Abertura Filó e Feira de Artesanato
- 17h30min – Coral Vale dos Vinhedos
- 18h30min – Dirceu Pastori, Caroline Gobbato e Paulo Johann
- 20h – Vocal Allegro
Domingo (22)
- 17h – Abertura Filó e Feira de Artesanato
- 17h15min – Trevisani Nel Mondo
- 18h15min – Fanfarra Bersaglieri
- 19h15min -Apresentação de Dança com Grupo Fabemballare
- 20h – Desfile Cênico O Mundo do Vinho
- 21h – Irmãos Manzoni