Os 70 anos da casa de praia “A Pioneira”, em Xangri-Lá — tema da coluna de sábado — motivaram o envio de outras imagens de antigos veraneios da família de seu Oscar Boz (1920-2019), na década de 1950. As duas imagens desta página mostram o passeio até Torres, ocorrido em 1954, ano em que seu Oscar, a esposa Léa e os filhos Maria Luiza, Maria Elena e Eduardo passaram a primeira temporada na “Pioneira” - a casa ficou pronta em setembro de 1953.
Na foto acima, a trupe a bordo do famoso Austin de seu Oscar. Importado da Inglaterra, o veículo também foi “personagem” fundamental à época da construção da casa. O relato a seguir foi publicado no livro Tecendo Memórias, lançado por seu Oscar em 2010, quando ele completou 90 anos.
“A nossa rotina (de seu Oscar e dos construtores da casa) era dormir em Capão da Canoa, levantar cedo e, após o café, ir até a nova praia (Capão Alto). Não existia absolutamente nada a não ser um traçado em mapas. Ao meio-dia, voltávamos para o hotel, percorrendo ao redor de 5 Km de estrada sem calçamento. À tarde, fazíamos o mesmo caminho, era um tal de vaivém, que eu cobria com um automóvel Austin. Todos os empregados iam na mesma viagem, apertados e disputando espaço com as ferramentas. Meu carro ficou demolido com essa empreitada. Numa das andanças, passamos em cima de uma pedra e perdemos todo o óleo”.