Mistério desfeito sobre a foto da Kombi na neve de 1965 (acima), publicada no último sábado, juntamente com outros registros de famílias de Caxias. Tudo graças à colaboração das irmãs Maria Luiza Boz e Maria Elena Boz Nora, filhas do empresário e cineasta amador Oscar Boz, falecido em 2019, aos 99 anos. Confira o relato:
"A Kombi bege placas 33-45-11 era do meu pai, Oscar Boz, e era utilizada para o transporte de mercadorias da Malharia Americana e de frutas e mel, produzidos na chácara. Naquele dia, depois da nevasca, o Hildo Boff veio em casa para sairmos e fazermos registros em fotografias para documentar o fato. O local escolhido foi a BR-116, a caminho de Ana Rech. Tiramos várias fotos, e essa, mais tarde, virou cartão-postal que era vendido na Óptica Caxiense. A menina de 13 anos era eu, Maria Elena Boz".
Leia mais
Neve e veículos, uma combinação perfeita para fotos
Morre, aos 99 anos, seu Oscar Boz, cineasta amador que eternizou Caxias do Sul nos anos 1950
A MOÇA DO ESQUI
Matéria de capa do Pioneiro de 21 de agosto de 1965 destacou outra das várias imagens captadas pelo fotógrafo Hildo Boff (1931-2014) durante a precipitação. Intitulado “Caxias vestida de noiva”, o texto trazia os bastidores da foto:
"O fotógrafo, máquina em punho, andava à cata de melhores ângulos para suas fotos nevadas. De repente, sua atenção foi despertada para uma pequena elevação onde estava a moça da foto. A foto foi batida nesta Caxias de 20 de agosto de 1965 e bem poderá passar por uma cena vivida nos Alpes Suíços. Nem os esquis foram esquecidos…"
Pergunta que não quer calar: quem é a moça do esqui? Qual o local da foto? Informações para o e-mail rodrigolopes33@gmail.com.
Leia mais
Identificamos os caxienses da foto da neve de 1965
Neve na escadaria do Parque dos Macaquinhos em 1965
Praça Dante Alighieri coberta de neve em 1965
A neve de agosto de 1965
Caxienses e os flagrantes da neve de 1965
Praça Dante Alighieri coberta de neve em 1941
Na Óptica Caxiense
Do estúdio localizado junto à Óptica Caxiense, na esquina da Av. Júlio de Castilhos com a Dr. Montaury, saíram dezenas de postais para venda. Intitulados “Nevada de 1965 – Caxias do Sul”, eles traziam flagrantes de Hildo Boff para paisagens do interior, da Praça Rui Barbosa, dos bonecos esculpidos na rua e sobre os carros, do Parque dos Macaquinhos e de moradores fazendo a festa em meio aos flocos e à neve acumulada. Para quem lembra, a neve de 55 anos atrás foi a segunda maior após a de 1941. Algo comparável somente à de 2013...
Participe
:: Você possui fotos da neve de agosto de 1965 na área urbana ou pelo interior de Caxias do Sul? Envie as imagens, acompanhadas de um breve histórico, para o e-mail rodrigolopes33@gmail.com.