Às vésperas dos 60 anos de inauguração do atual Santuário de Caravaggio, em Farroupilha, destacamos um breve recorte da solenidade que movimentou a região naquele 3 de fevereiro de 1963. Matéria do Pioneiro do final de semana seguinte, 9 de fevereiro de 1963, trouxe detalhes da celebração, além de uma foto do momento em que o arcebispo Dom Vicente Scherer aspergia com água benta as paredes internas do novo santuário.
Registrada pelo Studio Dal Monte, a foto acompanhava o seguinte texto:
“Com grande pompa e a presença de altas autoridades estaduais e municipais, foi solenemente inaugurado, domingo último, o novo Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, no vizinho município de Farroupilha. Uma grande multidão de peregrinos compareceu às festividades, que decorreram com o maior brilhantismo (do nosso correspondente Sergio Andrade)”.
Na sequência abaixo, o templo em construção e um registro da inauguração de 60 anos atrás, captado por seu Waldemar Dal Monte (1916-1994), fundador do Studio Dal Monte - surgido em 1944 e atuante até hoje.
COMUNIDADE PRESENTE
O novo templo foi entregue à comunidade após 18 anos de obras – na década de 1940, a antiga igreja ficou pequena para o crescente número de fiéis, o que mobilizou o padre Teodoro Portolan, pároco entre 1942 e 1968, a idealizar um espaço maior.
Sob a supervisão do engenheiro Ticiano Bettanin, as obras foram acompanhadas por pedreiros, peregrinos e milhares de moradores de Farroupilha e região - que também costumavam contribuir com doações em dinheiro, tijolos e diversos outros materiais. Um espírito de voluntariado que norteia fiéis, romeiros e devotos até hoje.
FILMES RAROS
Uma romaria de fiéis rumo ao Santuário de Caravaggio nos anos 1950, uma visita a obras em andamento em Farroupilha na década de 1960, os pontos turísticos do município e até uma ocorrência de neve em 1952 foram algumas das produções audiovisuais realizadas na cidade serrana pela lendária produtora Wilkens Filmes, de Porto Alegre.
No canal de Eduardo Wilkens no youtube podem ser encontradas, entre outras curiosidades, a inauguração das novas instalações da Cervejaria Leonardelli, em Caxias do Sul, em 1952; a 3ª Festa da Hortênsias, em Gramado, em 1961; a campanha de Jânio Quadros à presidência da República, pelo interior do Estado, em 1960; as obra do DAER, em 1953; a visita de Leonel Brizola a Carazinho e Passo Fundo, nos anos 1950; o carnaval de Pelotas e Porto Alegre, em 1959; e dois filmes praianos, destacando Tramandaí e Imbé, em 1955.