Registros de famílias, casamentos, o cotidiano da cidade, a religião, os costumes… Boa parte da história de Farroupilha desde a metade dos anos 1940 foi clicada pelo Studio Dal Monte, considerado um dos mais antigos em atividade ininterrupta no Rio Grande do Sul – se não o mais. E o período da construção de um dos símbolos mais conhecidos da cidade, o Santuário de Caravaggio, entre 1945 e 1963, logicamente não deixou de ser captado pelas lentes do idealizador da casa.
Fundado em novembro de 1944 por seu Waldemar José Dal Monte (1916-1994), o estúdio foi instalado inicialmente na sala de estar da residência dos Dal Monte. No pequeno espaço, Waldemar e a esposa, a costureira Emília Zanella Dal Monte, dispunham de apenas uma máquina, dotada de tripé, fole e câmara escura, adquirida do colega Giacomo Geremia – pai de Ulysses e fundador de lendário Studio Geremia, em Caxias.
Naqueles primórdios, as fotos 3x4 dominavam a preferência do público. Com o passar do tempo, porém, uma passadinha no estúdio após a missa de domingo, para um clique da família reunida, passou a fazer parte do roteiro dos fiéis. O resto dessa história, qualquer morador “raiz” de Farroupilha conhece bem.
Atualmente, o estúdio é comandado por Júlio César Dal Monte e Franciele Dal Monte. Filho caçula de seu Waldemar e irmão de dona Ligia Maria Dal Monte (in memoriam), Júlio começou a fotografar casamentos aos 13 anos – temática que, hoje, mescla-se a álbuns não apenas sobre a união em si, mas sobre a história dos casais, seus filhos e suas famílias.
Em fevereiro de 1963
O novo Santuário de Caravaggio foi inaugurado em 3 de fevereiro de 1963, após 18 anos de obras – na década de 1940, a antiga igreja ficou pequena para o crescente número de fiéis, o que mobilizou o padre Teodoro Portolan, pároco entre 1942 e 1968, a idealizar um espaço maior.
Na imagem que abre a matéria, vemos centenas de fiéis entre o templo em construção e a igrejinha velha, em meados dos anos 1950. Na reprodução abaixo, um detalhe da capa do Pioneiro de 9 de fevereiro de 1963, destacando a solenidade de inauguração e o momento em que o arcebispo Dom Vicente Scherer aspergia com água benta as paredes internas do novo santuário.
O crédito na parte inferior da foto não poderia ser outro: Studio Dal Monte...